ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTANTES ACERCA DAS CONDUTAS E PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL

AMANDA FIGUEIRA RODRIGUES

Co-autores: AMANDA FIGUEIRA RODRIGUES, IVANA RIOS RODRIGUES e DAFNE PAIVA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Amanda Figueira Rodrigues

Ivana Rios Rodrigues

Dafne Paiva Rodrigues

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTANTES ACERCA DAS CONDUTAS E PRCEDIMENTOS REALIZADOS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL.

INTRODUÇÃO

A consulta pré-natal é um momento em que a gestante comparece às unidades de saúde para receber assistência voltada ao período gestacional, sendo realizada uma triagem para sua classificação de risco, a fim de que o atendimento seja conduzido de maneira individual e integral.

Conforme Rios e Vieira (2007), o período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolverem a educação como dimensão do processo de cuidar.

A consulta de pré-natal consiste na realização de exame físico geral e obstétrico da gestante (BRASIL, 2012). A assistência pré-natal é de extrema importância para a promoção da saúde tanto da mãe quanto do filho.

OBJETIVOS

Analisar a percepção de gestantes acerca das condutas e procedimentos realizados na consulta de enfermagem no pré-natal

METODOLOGIA

Trata-se de um recorte de dissertação. Pesquisa exploratória e descritiva, desenvolvida em Unidades de Atenção Primária à Saúde, em Fortaleza-Ceará, de maio a agosto de 2014. Participaram 25 gestantes, por meio de entrevista semiestruturada, processadas pelo software ALCESTE-versão 2012. A entrada na instituição do estudo foi efetivada após parecer de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE, com número do parecer: 572.390. Os resultados da análise lexical revelaram distribuição dos conteúdos em quatro classes. Explorou-se, neste trabalho, a classe 2.

RESULTADOS

As gestantes ao falarem da assistência de pré-natal prestada pelos enfermeiros evidenciaram muito a atenção tecnicista, voltada para o pedido de exames de rotina, realização de exame físico, preenchimento do cartão da gestante e outros procedimentos de rotina, sendo observado a falta de atividades que, promovessem o autocuidado, focando nas queixas e dúvidas de cada gestante.

Nas falas das gestantes é possível observar também a valorização que elas dão a CE no pré-natal, através do feedback acerca das orientações que são recebidas.

CONCLUSÃO

O enfermeiro deve dá atenção integral à gestante, realizando tanto os procedimentos de rotina, quanto ouvindo o que cada uma tem a dizer, individualizando, assim, a sua assistência de enfermagem.

REFERÊNCIAS

______. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Caderno nº 32. Brasília, 2012.

RIOS, C. T. F.; VIEIRA, N. F. C. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p.477-86, mar.-abr. 2007.