ANÁLISE DO CONTEÚDO SOBRE DENGUE EM UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO DO CEARÁ
Mairi Alencar de Lacerda Ferraz [1]
Renata Duarte de Araújo Lima ¹
Débora Pena Batista e Silva[2]
José Wicto Pereira Borges[3]
Thereza Maria Magalhães Moreira[4]
INTRODUÇÃO
A dengue vem afetando, os brasileiros desde a segunda metade dos anos 80. Mesmo com as medidas preventivas implementadas pelo governo e sociedade.
Sazonalmente, em épocas de endemias observam-se na mídia matérias jornalísticas de alerta à população sobre esta perigosa doença.
OBJETIVO
Averiguar o perfil de conteúdo nas notícias divulgadas por um jornal de grande circulação no Ceará com a temática da dengue.
MÉTODO
O presente estudo é de caráter documental e retrospectivo. Realizado nas bases de dados de um jornal de grande circulação do estado do Ceará, O Povo.
RESULTADO
As noticias foram organizadas em quatro categorias: Número de casos; Número de óbitos; Locais de maior incidência; e Prevenção. A maioria das matérias trazia o alerta do aumento do número de casos da doença no Ceará.
CONCLUSÃO
Conclui-se que no período analisado houve poucas matérias acerca da dengue, e estas versavam mais sobre os impactos da doença na vida das pessoas. Poucas matérias relatavam sobre a prevenção da doença que buscasse conscientizar a população.
REFERÊNCIA
MIRANDA, M.S.L et al. Percepção de atores sociais responsáveis pela gestão de resíduos sólidos no contexto da dengue. Rev Bras Promoc Saude, Fortaleza, 26(2): 233-241, abr./jun., 2013.
[1] Fisioterapeutas pelo Centro Universitário Estácio FIC.
[2] Acadêmica de enfermagem da UECE, 1º semestre.
[3] Professor Mestre do Curso de Enfermagem da UFPI.
[4] Professora Doutora do Curso de Enfermagem da UECE.