INTRODUÇÃO
A enfermagem, por ser uma ciência, precisa desenvolver suas competências científicas, como alicerce para a prática. Assim sendo, o controle da qualidade deve iniciar e terminar com a educação; para tal, é necessário desenvolver o potencial do indivíduo através da formação e do treinamento. Desta forma, torna-se indispensável que o enfermeiro disponha de "conhecimentos e habilidades pedagógicas para desenvolver ações de educação em saúde". A proposta da Educação Permanente em Saúde (EPS), apresentada pelo Ministério da Saúde, em 2004, toma-se estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, bem como das práticas pedagógicas e de saúde.
OBJETIVO
Analisar as possíveis estratégias, bem como suas barreiras/dificuldades na implementação de ações voltadas para promover a educação permanente dos profissionais na área hospitalar.
METODOLOGIA
Optou-se por uma revisão integrativa de literatura, com a questão norteadora Quais são as possíveis estratégias, barreiras e dificuldades na implementação/execução existentes durante o processo de capacitação profissional na pratica assistencial hospitalar?. Realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, foram utilizadas os descritores de forma cruzada: Educação em enfermagem AND Educação continuada em enfermagem AND Enfermagem. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, no período de 2010 a 2014. Foram excluídos os duplicados, capacitação extra hospitalar, as cartas de editoriais, as notas prévias. O levantamento das pesquisas foi realizado em novembro de 2014. A partir dos resultados encontrados, realizou-se a leitura exaustiva da produção científica com elaboração de síntese da análise descritiva dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Por meio da busca digital, foram obtidos 76 artigos no total, assim distribuídos nas seguintes bases de dados: LILACS - 40 e BDENF - 36. Desta forma, foram analisados e selecionados 22 artigos. Após a leitura e análise de todos os artigos selecionados eles foram categorizados em dois temas principais: A importância da educação permanente para a construção do enfermeiro gestor; Estratégias de aprendizagem relacionadas para a capacitação na prática hospitalar; e Barreiras e dificuldades na implementação durante o processo de capacitação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação permanente visa à interdisciplinaridade da equipe de saúde, tendo como foco a prática da busca e aprimoramento do conhecimento, colocando o profissional desta forma, como participante ativo do processo educativo. Assim, enfatiza-se a necessidade de maiores propostas de ações que promovam educação continuada em enfermagem visando à melhora da qualificação profissional e resultando assim, no processo de qualidade assistencial.
REFERÊNCIAS
SILVA, C. T. et al. Núcleo de educação permanente em enfermagem: perspectivas em um hospital de ensino. J. res.: fundam. care. Online, v. 5, n. 3, p. 114-121, Jul./Set. de 2013.