EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DURANTE A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE

Co-autores: GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE, ANA RAQUEL PEREIRA MELO, RAYSSA FERREIRA DE MENEZES, ILIANA MARIA DE A. ARAUJO e ISABELA MELO BONFIM
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO

A enfermagem, por ser uma ciência, precisa desenvolver suas competências científicas, como alicerce para a prática. Assim sendo, o controle da qualidade deve iniciar e terminar com a educação; para tal, é necessário desenvolver o potencial do indivíduo através da formação e do treinamento. Desta forma, torna-se indispensável que o enfermeiro disponha de "conhecimentos e habilidades pedagógicas para desenvolver ações de educação em saúde". A proposta da Educação Permanente em Saúde (EPS), apresentada pelo Ministério da Saúde, em 2004, toma-se estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, bem como das práticas pedagógicas e de saúde.

OBJETIVO

Analisar as possíveis estratégias, bem como suas barreiras/dificuldades na implementação de ações voltadas para promover a educação permanente dos profissionais na área hospitalar.

METODOLOGIA

Optou-se por uma revisão integrativa de literatura, com a questão norteadora Quais são as possíveis estratégias, barreiras e dificuldades na implementação/execução existentes durante o processo de capacitação profissional na pratica assistencial hospitalar?. Realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, foram utilizadas os descritores de forma cruzada: Educação em enfermagem AND Educação continuada em enfermagem AND Enfermagem. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, no período de 2010 a 2014. Foram excluídos os duplicados, capacitação extra hospitalar, as cartas de editoriais, as notas prévias. O levantamento das pesquisas foi realizado em novembro de 2014. A partir dos resultados encontrados, realizou-se a leitura exaustiva da produção científica com elaboração de síntese da análise descritiva dos mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Por meio da busca digital, foram obtidos 76 artigos no total, assim distribuídos nas seguintes bases de dados: LILACS - 40 e BDENF - 36. Desta forma, foram analisados e selecionados 22 artigos. Após a leitura e análise de todos os artigos selecionados eles foram categorizados em dois temas principais: A importância da educação permanente para a construção do enfermeiro gestor; Estratégias de aprendizagem relacionadas para a capacitação na prática hospitalar; e Barreiras e dificuldades na implementação durante o processo de capacitação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação permanente visa à interdisciplinaridade da equipe de saúde, tendo como foco a prática da busca e aprimoramento do conhecimento, colocando o profissional desta forma, como participante ativo do processo educativo. Assim, enfatiza-se a necessidade de maiores propostas de ações que promovam educação continuada em enfermagem visando à melhora da qualificação profissional e resultando assim, no processo de qualidade assistencial.

REFERÊNCIAS

JESUS, M. C. P. et al. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v.45, n.5, Out. 2011.

MANENTI, S. A. et al. O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v.46, n.3, Jun. 2012

SILVA, C. T. et al. Núcleo de educação permanente em enfermagem: perspectivas em um hospital de ensino. J. res.: fundam. care. Online, v. 5, n. 3, p. 114-121, Jul./Set. de 2013.