PROJETO DE EXTENSÃO AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE: ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM E ADOLESCENTES DESCOBRINDO OUTROS JEITOS DE PRODUZIR SAÚDE
Isadora Pereira Lima
Cecília Carla Barroso Calazans
Maria Rocineide Ferreira da Silva
Introdução
O projeto de extensão tem como foco fomentar o vínculo entre a universidade e a comunidade.
Objetivo
Apresentar o relato da experiência desenvolvida no Projeto de Extensão Ações Educativas em Saúde no CUCA.
Metodologia
O projeto teve como foco adolescentes frequentadores do CUCA do Mondubim no período de 05 de setembro a 12 de dezembro de 2014. Esta instituição promove várias atividades sociais, artísticas, esportivas e educacionais. Tivemos como desafio elaborar oficinas que abrangessem temas de interesse da população jovem do território. Essas oficinas tiveram como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Foram desenvolvidas dinâmicas para interação entre os alunos, bem como rodas de conversas e aulas expositivas. As oficinas tiveram duração de uma hora e ocorreram conforme os horários disponibilizados pelo CUCA. Trabalhar com a perspectiva freireana sempre faz a diferença, diálogo como princípio norteador (FREIRE,2010) é sempre potente para realização de descobertas, das potências que a universidade tem, mas também, das potências que os territórios locais guardam/transbordam em si. Assim desde a escolha das técnicas para o diálogo, até a sua execução foi planejada partindo das vivências anteriores com os adolescentes/jovens. Quais as necessidades? Como satisfazê-las? Como realizar a melhor abordagem? A atividade proposta para discutir o tema câncer de mama consistiu em uma roda de conversa com as pessoas que estavam presentes no cuca no horário de 09h ás 11h. Nosso objetivo em discutir sobre o câncer de mama consistiu em fazer uma alerta para a população que frequenta o CUCA, através de um diálogo simples, ressaltando o diagnóstico precoce, fatores de riscos, importância da mamografia, como também um alerta a população masculina e entre outros tópicos envolvendo o tema. Essa dinâmica procurou propiciar uma abertura de conversa para os participantes, sempre com espaço de dúvidas e de trocar de conhecimentos. A atividade sobre doenças infecciosas ocorreu no Caps do Bom jardim, onde teve como público, os participantes do curso do pro-jovem. Neste dia fizemos uma roda de conversa. No primeiro momento foi realizado a dinâmica "cadeia de transmissão", que tem como objetivo reconhecer comportamentos vulneráveis, identificar a cadeia de transmissão e refletir sobre a vivência sexual responsável. Após a dinâmica fizemos algumas perguntas sobre o tipo de transmissões, o que é e quais são as doenças sexualmente transmissíveis, os exames que existem para diagnóstico, quais os riscos que corremos quando não usamos preservativo etc. A partir dos conhecimentos dos participantes construímos um saber coletivo. A participação de alguns jovens foi bastante importante para que outros se sentissem seguros para tirar algumas dúvidas.
Considerações finais
As propostas apresentadas aos adolescentes propiciaram discussões sobre temas identificados por estes e os trabalhadores do CUCA. Durante as atividades, os jovens se mostraram bastante interessados e motivados, participando das dinâmicas e tirando dúvidas que surgiram com as exposições. O diálogo das acadêmicas com corpo técnico da instituição e os jovens contribuiu para o aprendizado do campo da gestão participativa, da saúde coletiva e assim ter uma visão ampliada de saúde e consequentemente, o que parecia um lugar da cultura, passa a ser descoberto por esses jovens como lugar de produção de saúde. Isso tem um peso no desenvolvimento dos seus processos de cuidar. Por outro lado, os jovens conviveram, compartilharam saberes e práticas e também enxergaram que a universidade está no seu universo.
Referência
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2010.