EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA FEBRE CHIKUNGUNYA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

LIA LIMA GURGEL

Co-autores: RAFAELA BRITO RIBEIRO, ADRIANA B. B. DE ALBUQUERQUE e CAMILA SANTOS DO COUTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA FEBRE CHIKUNGUNYA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lia Lima Gurgel¹

Rafaela Brito Ribeiro¹

Adriana B. B. de Albuquerque²

 Camila Santos do Couto³

INTRODUÇÃO

O Chikungunya (CHIKV) é um vírus RNA pertencente ao gênero Alphavírus, primitivamente encontrado em regiões tropicais e subtropicais da África, no sul e sudeste da Ásia e em ilhas do Oceano Índico e apresenta muitas semelhanças com Dengue (TAUIL, 2014; BRASIL, 2014). Antes restrita à África e à Ásia, agora pode ser diagnosticada em países ocidentais por causa do afluxo maciço de turistas, sendo o Brasil classificado como área de risco (ALBUQUERQUE, 2012). Em 2014, o Ministério da Saúde registrou 211 casos no Brasil. Do total, são 38 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença. Dos outros 173, 17 foram registrados no município de Oiapoque (AP) e 156 no município de Feira de Santana (BA) (BRASIL, 2014).

OBJETIVO

Relatar a experiência vivenciada na graduação acerca da educação em saúde sobre a Febre Chikungunya.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de uma educação em saúde, durante o estágio curricular em uma Unidade Básica de Saúde, no período de outubro de 2014, no município de Fortaleza/Ceará. A ação educativa foi direcionada ao público que estava na espera para o atendimento na unidade, abrangendo todas as idades e ambos os sexos.

RESULTADOS

Abordaram-se pessoas que estavam sentadas no corredor à espera das consultas, sendo a maioria mulheres, possuindo idades variadas. Antes de discorrer sobre o tema, os participantes foram questionados sobre o conhecimento existente acerca da febre, momento no qual se constatou que todos afirmaram que nunca haviam ouvido falar. A dinâmica foi iniciada com a apresentação do tema, explicitando: a definição; a forma de transmissão; os principais sintomas; o tratamento; as formas de prevenção e controle. Outro tópico abordado relacionou-se à comparação com enfoque nas diferenças entre a Dengue e a Febre Chikungunya. Após a apresentação, distribuíram-se folders, no qual havia a explicação de forma clara e objetiva. E, por fim, discutiu-se o assunto em uma roda de conversa, tirando dúvidas, com o intuito de dinamizar a educação em saúde.

CONCLUSÃO

Evidenciou-se com a atividade uma reflexão acerca da população daquela área, no qual notou-se a falta de informação sobre o assunto, a necessidade de um incremento nas ações de educação em saúde, a fim de empoderar os sujeitos. Assim, por meio dessa prática, observou-se a importância de abordar a temática, devido à gravidade da patologia, haja vista a semelhança com a Dengue e a constante epidemia em que se vive no Brasil.

REFERÊNCIAS

AMÉRICO, C. Saúde atualiza situação do vírus Chikungunya: CENÁRIO NO BRASIL. 2014. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?

option=com_content&view=article&id=15000&catid=11&Itemid=103>. Acesso em: 09 out. 2014.

TAUIL, P.L. Condições para a transmissão da febre do vírus chikungunya. Epidemiol. Serv. Saúde, v.23, n.4, p.773-774, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Preparação e resposta à introdução do vírus Chikungunya no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. - Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 100 p. : il.

ALBUQUERQUE, I.G.C. et al. Chikungunya virus infection: report of the first case diagnosed in Rio de Janeiro, Brazil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v.45, n.1, p. 128-129, 2012.