CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA.

GABRIELA COSTA E SILVA

Co-autores: LUANA MARIA BRAZ BENEVIDES, LIVIAN GONÇALVES TEIXEIRA MENDES DE AMORIM e AMAURILIO OLIVEIRA NOGUEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, as Doenças Cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morbimortalidade e ainda é um grande desafio à saúde pública, especialmente por sua prevalência crescente ao longo dos anos, mas mesmo com o avanço no tratamento clínico das DCV, a cirurgia cardíaca é a intervenção de escolha em alguns casos de cardiopatias. As cirurgias cardíacas são intervenções complexas e requerem um tratamento adequado em todas as fases operatórias e é realizada quando a probabilidade de uma vida útil é maior com o tratamento cirúrgico que com o tratamento clínico. O pós-operatório é caracterizado pela instabilidade do quadro clínico do paciente principalmente por se tratar de um período de cuidado crítico, pois os pacientes são submetidos a várias alterações orgânicas, provocados pelo desgaste cirúrgico. Por isso, os cuidados de enfermagem tornaram-se essenciais para a recuperação do paciente submetido à cirurgia, os quais se destacam a importância do cuidado individual. OBJETIVO: Identificar o cuidado de enfermagem em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELO e LILACS com os seguintes descritores: "cuidados de enfermagem", "cirurgia torácica" e "doenças cardiovasculares". Obteve-se 20 artigos, dos quais apenas 8 foram utilizados no estudo. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos do período de 2004 a 2014, publicação em língua portuguesa e disponibilidade de texto completo. Foram excluídos os artigos em língua estrangeira. RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o observado nos estudos, as principais complicações apresentadas pelos pacientes após o procedimento cirúrgico são dor, hiperglicemia, alterações na pressão arterial, arritmias, náuseas e vômitos. Assim, a monitorização da pressão arterial e de outros parâmetros vitais, além do acompanhamento próximo do paciente no momento em que este acorda da anestesia, é de extrema importância a se evitar complicações mais graves e que se possa identificar os cuidados de enfermagem para melhor atendimento ao paciente recém operado. CONCLUSÃO: Desse modo, é observada a importância do acompanhamento contínuo do paciente por parte dos enfermeiros e implantação de uma assistência integral e individualizada, voltada às necessidades do paciente durante todas as fases do seu tratamento. É necessário repensar estratégias de cuidados de enfermagem após a alta hospitalar para o melhor direcionamento do paciente e de seus familiares no ambiente domiciliar, a fim de promover o auto-cuidado.

REFERÊNCIAS:

DUARTE, S. C. M. et al . O cuidado de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca: um estudo de caso. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v.16, n. 4, p. 657-665, Dec. 2012.

GALDEANO, L. E. et al . Diagnóstico de enfermagem de pacientes no período transoperatório de cirurgia cardíaca. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 2, p. 199-206, Mar. 2003.

GALDEANO, L. E. ; ROSSI, L. A.; PEZZUTO, T. M. Diagnósticos de enfermagem de pacientes no período pré-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 307-316, Sept.  2004.  

GALDEANO, L. E. et al . Diagnósticos de enfermagem no perioperatório de cirurgia cardíaca. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 26-33, Mar. 2006.

GASPERI, P. ; RADUNZ,  V. ; PRADO M. L. Procurando reeducar hábitos e costumes - o processo de cuidar da enfermeira no pré e pós-operatórios de cirurgias cardíacas. Cogitare Enferm, Paraná, v.11, n.3, p. 252-257,  set/dez.  2006.

MIRANDA, A. F. A. et al . Avaliação da intensidade de dor e sinais vitais no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo,  v. 45, n. 2, p. 327-333, Apr.  2011.

ROCHA, L. A. ; MAIA, T. F. ; SILVA, L. F. Diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev Bras Enferm, v.59, n.3, p. 321-6, maio/jun. 2006.

TORRATI, F. G.; DANTAS, R. A. S. Circulação extracorpórea e complicações no período pós-operatório imediato de cirurgias cardíacas. Acta paul. enferm, São Paulo, v.25, n.3, p.340-345, 2012.