VIVÊNCIAS ACERCA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR HOSPITALAR
Rafaela Brito Ribeiro¹
Lia Lima Gurgel¹
Camila Santos do Couto²
Francisca Ligia de Medeiros M. dos Santos³
Islene Victor Barbosa*
INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) traz uma contribuição como uma importante disciplina para a formação do profissional de Enfermagem, tendo em vista tratar-se de preciosas atividades acadêmicas essenciais para a consolidação dos conhecimentos adquiridos neste processo de formação, por meio da relação teria-prática. Esta vivência propicia que o estudante tenha um contato direto com a realidade de saúde da população, isto é considerado de suma importância para o seu desenvolvimento tanto profissional como pessoal. (LIMA, 2014)
OBJETIVO
Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante atuação no estágio curricular hospitalar.
METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de acadêmicas em um hospital de referência cardiopulmonar, localizado em Fortaleza-CE. O seguinte estudo foi baseado nas atividades de concludentes do curso de Enfermagem durante a disciplina curricular de Estágio Supervisionado 2, que está inserida no último semestre da graduação em Enfermagem na Universidade de Fortaleza, no período de fevereiro a abril de 2015.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O estágio foi realizado em uma unidade de internação da emergência especializada em patologias pulmonares, unidade esta composta por nove enfermarias que dispunham de dois a quatro leitos totalizando trinta leitos de internação somados aos pacientes que estavam alocados no corredor por falta de local apropriado para acomodação, um máximo de quinze pacientes, completando o total de quarenta e cinco pacientes que ali ficavam aos cuidados médicos e de enfermagem até que pudessem ser transferidos para outros postos. A equipe de enfermagem era composta por duas enfermeiras assistenciais, uma enfermeira administradora e cinco técnicos de enfermagem, somados às acadêmicas. Primeiramente era realizado a passagem de plantão onde as enfermeiras que ficavam responsáveis pela unidade durante a noite informavam sobre qualquer intercorrência que havia acontecido, exames ou procedimentos agendados para a manhã. Iniciavam-se as atividades com as visitas destinadas a todos os pacientes, onde era possível observar seu quadro geral, neste momento era checado se o cliente conseguia deambular, se tinha alguma queixa, como estava sua alimentação, eliminações, sono/repouso. Checava-se também se havia a necessidade da realização de curativos, quando estes eram necessários, eram realizados após o término das visitas. Ao fim da realização dos curativos, que eram as atividades mais comuns, de acordo com a necessidade dos pacientes e prescrição médica eram feitos outros procedimentos de enfermagem como passagens de sondas (vesicais, nasoenterais e/ou nasogátricas). Por fim, eram concretizados os aprazamentos das medicações e o preenchimento das fichas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), onde baseado no que era visto durante a visita, documentava-se a identificação dos problemas presentes e horários eram determinados para que práticas fossem realizadas buscando a solução destes problemas e contribuindo para a melhora dos pacientes.
CONLUSÃO
Por meio do estudo, foi possível relatar a sequência das atividades realizadas por acadêmicas durante um plantão de seis horas na assistência às pacientes com patologias pulmonares. Enfatiza-se a importância deste Estágio Curricular, haja vista que é uma importante ferramenta para a conclusão do curso e futura vida profissional. Identificou-se a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem como fundamental ferramenta capaz de contribuir com a melhora significativa do paciente, visto que, com a sua adequada utilização pode-se conhecer melhor as necessidades do paciente, traçar um plano de cuidados adequado a cada patologia, aplicar, acompanhar e avaliar a evolução e consequentemente a melhora do cliente, e, se necessário, efetuar mudanças conforme a necessidade.
REFERÊNCIAS:
LIMA, T.C. et al. Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente. Rev. bras. enferm. [online], v.67, n.1, p.133-140, 2014.