INTRODUÇÃO:O envelhecimento populacional é uma realidade no mundo e no Brasil. Por conta dessa realidade, exige-se mais ajustes sociais e, especialmente, na família, com vista a oferecer modos para atender as necessidades inerentes a essa parcela populacional.Neste sentido, observa-se a relevância de discutir as relações entre os idosos e os demais membros da sociedade, dentre eles os adolescentes que muitas vezes, não compreendem as limitações, vulnerabilidade e/ou fragilidades impostas às pessoas idosas. Esse evento pode desencadear dificuldades nos relacionamentos intergeracionais, desrespeitos e violências em geral pela falta de conhecimento de quem seja a pessoa idosa e sua importância na organização familiar. O significado da pessoa idosa no contexto da família, da sociedade e suas relações intergeracionais é construído pelos seus membros no decorrer da vida em comum. Portanto, é importante investir estratégias participativas, pautadas na educação da população sobre o tema em vista. OBJETIVO: Conhecer as percepções de adolescentes escolares sobre a pessoa idosa na família. METODOLOGIA: Estudo descritivo, realizado em agosto de 2014, em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE, a qual é frequentada por alunos da Regional II, 20 adolescentes compuseram a amostra, sendo oito do sexo masculino e 12 do sexo feminino. A idade variou de 13 a 15 anos. Os preceitos éticos foram obedecidos, segundo à Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde com parecer de número 665.883. Realizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), utilizando como termo indutor "idoso na família". Solicitava-se aos adolescentes escrevesse quatro palavras que viessem a mente ao pronunciar o termo. Dessas, deveriam destacar a mais relevante para eles. RESULTADOS: As palavras mais citadas foram aquelas com base nos sentimentos como amorosidade, além das vantagens de envelhecer, apontadas pelos termos "amor", "carinho", "acolhimento", "experiência", "cuidado", "histórias", "não estressados", "sabedoria", "coisas boas", "dormir". Dentre essas, a "carinho" apresentou 28% do total das evocações, considerado o termo mais citado pelos adolescentes. Em segundo lugar, com 21%, o termo "cuidado" apareceu no ranking das palavras mais evocadas.É perceptível que a visão sobre a pessoa idosa sofre alterações quando os adolescentes passam a imaginá-la como componente da família suas construções e a presença em especial quando ativo nas decisões e organização familiar. No entanto, consideram que a pessoa idosa tem limitações e, por isso necessita de cuidados, neste caso, não especificaram que tipo de cuidado são dispensados para essa parcela de população. Percebe-se, ainda, que os adolescentes fortalecem as palavras com ênfase nos aspectos sentimentais de relações afetivas. Citam a experiência com algo importante e relevante para ser ouvido e seguido pelos adolescentes, na família. CONCLUSÃO: Concluímos que a partir do conhecimento sobre as percepções dos adolescentes, é possível a elaboração de estratégias que promovam discussões que sensibilizem essa parcela da população, gerando discussões sobre a temática do envelhecimento humano, velhice e pessoa idosos para viabilizar compreensão sobre o papel da pessoa idoso na família e sociedade.REFERÊNCIAS:SANTOS, S. S. C. Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 6, p. 1035-1039, nov./ dez. 2010. VERAS, R. P. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 548-54, 2009.