CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO WEB CUIDADO COM JOVENS SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA

Co-autores: TALYTA MARTINS NEVES, SAMYLLA DE FÁTIMA SABÓIA VERAS, LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU e RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO WEB CUIDADO COM JOVENS SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

                                                                                                                                   

Samuel Ramalho Torres Maia1

Talyta Martins Neves2

Samylla de Fátima Sabóia Veras3

Leidy Dayane Paiva de Abreu4

Raimundo Augusto Martins Torres5

 

INTRODUÇÃO

O período da adolescência é marcado pelo início das relações sexuais, então se faz necessário a orientação do profissional de saúde, para que estas sejam seguras, prevenindo gravidezes indesejadas e DSTs. Assim como o período da adolescência é marcado pela introdução destes sujeitos com o meio virtual, utilizando diversas ferramentas como a internet, smartphones, blogs etc. Assim, surge a ideia de se trabalhar com esse público sobre a temática planeamento familiar, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação, como ferramenta de web cuidado(1).

 

OBJETIVO

 

Deste modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência das contribuições das tecnologias da informação e comunicação no web cuidado com jovens sobre planejamento familiar.

 

METODOLOGIA

A Web Rádio AJIR, emissora on-line da Associação dos Jovens de Irajá, é vinculada ao Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde - LAPRACS da Universidade Estadual do Ceará, fazendo parte também da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O Laboratório,
1 Enfermeiro. Mestrando em Cuidados clínicos no Programa de Pós - Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Membro do grupo de pesquisa Políticas, Saberes E Práticas Em Enfermagem E Saúde Coletiva (LAPRACSE/CNPQ).

2 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará UECE. Membro do grupo de pesquisa POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EM ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA (LAPRACSE/CNPQ).

3 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará UECE. Membro do grupo de pesquisa POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EM ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA (LAPRACSE/CNPQ).

4 Enfermeira. Mestranda em Cuidados clínicos no Programa de Pós - Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Membro do grupo de pesquisa Políticas, Saberes E Práticas Em Enfermagem E Saúde Coletiva (LAPRACSE/CNPQ).

5 Mestre em Enfermagem. Doutor em educação. Professor da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva do Curso de graduação e do Programa de Pós - Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Pesquisador do grupo de pesquisa Políticas, Saberes E Práticas Em Enfermagem E Saúde Coletiva (Lapracse/Cnpq).

oficialmente, faz parte do curso de graduação em Enfermagem e desenvolve, entre outras
tarefas, atividades de extensão, de pesquisa e ensino, através do Programa Em Sintonia

com a Saúde (S@S) que possui registro no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, sob o Número 3175/2009. O programa Em Sintonia com a Saúde é o principal programa transmitido pela web rádio. Ele é realizado semanalmente ao vivo por acadêmicos de enfermagem e um enfermeiro convidado para debater ativamente o tema com os jovens escolares. A programação é produzida em uma sala-estúdio na universidade e as transmissões ocorrem às quartas-feiras das 16h00min às 17h00min. O público alvo dos programas da Web Rádio são jovens escolares de escolas situadas na capital do Estado do Ceará e nos municípios no interior do Estado.

 

RESULTADOS

 

O processo interativo entre os jovens escolares e o convidado-debatedor ocorre de forma online pelo mural de recados do website da web rádio (www.ajir.com.br) e/ou pelos seus demais canais de acesso, como Twitter: @radioajir; Skype: radioajir; Facebook: Web Rádio AJIR, WhatsApp da Web Rádio AJIR (85)8872-8837 e o mural de recados do site.  Nestas infovias, os jovens produzem perguntas e comentários, desejando obter um esclarecimento e/ou explicação do tema em questão pelo enfermeiro convidado e facilitador do programa. Muitos adolescentes tem muitas perguntas e questionários a fazer para o convidado-debatedor, já que muitos iniciam atividade sexual na adolescência. Percebe-se a insegurança e receio no discursos dos sujeitos, com implicação nas atividades sexuais desprotegidas, podendo gerar gravidezes não planejadas e DST.

 

CONCLUSÃO

Portanto, consideramos importante estas práticas virtuais de web cuidado para debater problemáticas que afetam os adolescentes, como gravidez na adolescência. Os jovens, tem cada vez mais contato com a internet e meios digitais, por consequência, torna-se prazeroso e interativo aprender sobre saúde, utilizando-os. O web cuidado vem para complementar o cuidado já oferecido por profissionais da saúde.

 

REFERÊNCIAS

 

1. OLIVEIRA JÚNIOR, J. K.; SILVA, M. A. D. As tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da histologia nos cursos odontologia da Região Norte. Journal of Health Informatics, v. 6, n. 2, 2014.