A ENFERMEIRA COMO FACILITADORA DOS GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

FERNANDA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Co-autores: FERNANDA AZEVEDO DE OLIVEIRA, MARIA CECÍLIA CAVALCANTE BARREIRA, ANTONIO DEAN BARBOSA MARQUES, AMÁLIA SILVA MORAES e JULY GRASSIELY DE OLIVEIRA BRANCO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A ENFERMEIRA COMO FACILITADORA DOS GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Fernanda Azevedo de Oliveira¹

Maria Cecília Cavalcante Barreira2

Antonio Dean Barbosa Marques3

Amália Silva Moraes4

July Grassiely de Oliveira Branco5

 

 

Introdução: Na interface da educação com a saúde, utilizando como principio norteador o pensamento crítico, o pensar nas temáticas de educação e saúde são utilizadas pelo indivíduo como meio de reunir e dispor recursos para intervir e transformar a realidade, visando alcançar a saúde como um direito conquistado. Neste cenário a educação em saúde através de grupos temáticos e neste caso para Hipertensos e Diabéticos, fortalece o empoderamento, socializando o conhecimento entre os usuários, capacitando-as e incluindo socialmente. A Enfermeira neste contexto desempenha papel primordial na condução destes grupos e orientação dos pacientes, visto que o grupos temáticos quando efetivos desempenham papel preponderante impactando positivamente no auto-cuidado. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por uma enfermeira responsável por uma Unidade Atenção Primária á Saúde (UAPS) localizada em uma cidade do interior do Ceará. Métodos: Trata-se de um estudo crítico-reflexivo, do tipo relato de experiência, realizado no período de 2009 e 2010 em uma UAPS situada na cidade de Jaguaribe -Ceará. Resultados e discussões: Inicialmente dividimos o público em dois grupos: de hipertensos e diabéticos para uma melhor organização. A cada quinze dias os encontros ocorriam sempre com a enfermeira da Unidade e um profissional convidado do Núcleo de Apoio Saúde da Família, sempre ocorrendo rodízio, entre eles: fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e enfermeira. Foi percebida uma melhor resposta dos participantes dos grupos ao tratamento, melhora significativa da qualidade de vida nas consultas subsequentes, pois afirmavam mudanças nos hábitos de vida a partir da participação nos grupos. Conclusões: A vivência e a experiência adquirida foram de grande valia, uma vez que revela a necessidade de envolver o usuário no autocuidado através do empoderamento, bem como, a importância das estratégias de educação em saúde como ferramenta impactante na redução das complicações resultantes das doenças crônicas não transmissíveis. Descritores: Educação em Saúde, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Saúde Pública. Referências: CARDOSO DE MELO, J. A. Educação e as Práticas de Saúde. In: ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (Org.). Trabalho, Educação e Saúde: reflexões críticas de Joaquim Alberto Cardoso de Melo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2007.

 

SILVA, Fernanda Machado da et al . Contribuições de grupos de educação em saúde para o saber de pessoas com hipertensão. Rev. bras. enferm.,  Brasília ,  v. 67, n. 3, p. 347-353, June  2014 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000300347&lng=en&nrm=iso>. access on  29  Apr.  2015.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7167.20140045