RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RECÉM-ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM COMO PARTICIPANTES DO EVENTO ENFERPET: EXPECTATIVAS, DÚVIDAS E DESAFIOS.

IOHANNA ARAGÃO DE PAIVA

Co-autores: IOHANNA ARAGÃO DE PAIVA, DANIELA MARIA FREIRE MARINHO, MARIANE VIEIRA DA COSTA, ROBERTA NOBRE DA SILVA e KARLA CORRÊA LIMA MIRANDA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO

O ingresso na universidade é uma nova experiência com grandes desafios e expectativas. Os discentes recém-ingressos na universidade não tem uma visão clara do que é o mundo acadêmico e muitas dúvidas surgem nesse período, tornando o processo de aprendizagem uma experiência ameaçadora e desafiante, por estar relacionada à formação profissional desses indivíduos (BENAVENTE; COSTA, 2011). O ENFERPET é um evento que buscar acolher os recém-ingressos no curso de enfermagem e proporcionar esclarecimentos a respeito da profissão e da universidade.  Logo, o ENFERPET torna-se um evento de suma importância para os alunos novatos.

OBJETIVO

Relatar qual a contribuição do ENFERPET para a vida acadêmica dos recém-ingressos no curso de enfermagem na Universidade Estadual do Ceará.

METODOLOGIA

O estudo é de caráter qualitativo e relata a experiência de quatro membros do segundo semestre de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que participaram do ENFERPET no primeiro semestre do curso de enfermagem.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Chegamos à universidade com certos medos, insegurança, dúvidas e inexperiência a respeito da vida acadêmica. No ENFERPET pudemos conhecer a história da enfermagem, como funciona a universidade e o seu tripé que é formado pela pesquisa, ensino e extensão. Foram-nos apresentados os grupos de pesquisa na área da enfermagem, tivemos a oportunidade de ter contato com pessoas mais experientes na graduação, nos falando a respeito das suas experiências, desafios e conquistas durante a vida acadêmica. Termos participado do ENFERPET ampliou nossa visão e nos motivou a fazermos escolhas para que pudéssemos trilhar nosso próprio caminho na universidade a cada dia.

CONCLUSÃO

Diante de sentimentos como insegurança e ansiedade as muitas dúvidas com a qual chegamos à universidade puderam ser esclarecidas mediante a nossa participação no ENFERPET, nos dando um norte de como iniciar a nossa vida acadêmica, participando de grupos de pesquisas e programas de extensão da UECE. Além de nos proporcionar um acolhimento deixando-nos mais entrosados com o curso e a universidade.

REFERÊNCIA

BENAVENTE, S.B.T.; COSTA, A.L.S. Respostas fisiológicas e emocionais ao estresse em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura científica. Acta. Paul. Enferm., v. 24, n. 4, p. 571-576, 2011.