CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE ALERTA À SAÚDE EM CRIANÇAS MENORES DE DOIS MESES

ICLEIA PARENTE RODRIGUES

Co-autores: ICLEIA PARENTE RODRIGUES, MARIA VERACI OLIVEIRA QUEIROZ e LARISSA LUDMILA MONTEIRO DE SOUZA BRITO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE ALERTA À SAÚDE EM CRIANÇAS MENORES DE DOIS MESES

Icleia Parente Rodrigues[1]

Maria Veraci Oliveira Queiroz2

 Larissa Ludmila Monteiro de Souza Brito3

 

INTRODUÇÃO: Para subsidiar o cuidado à saúde infantil, novas tecnologias e a capacitação profissional na área têm sido motivos de aumento na sobrevida e melhoria da qualidade de vida desta população. Contudo este aumento de sobrevida infantil não tem significado, necessariamente, na melhoria da qualidade de vida destes bebês em longo prazo. Fato este observado ao se considerar que muitas crianças recebem alta hospitalar, sem que os pais conheçam e identifiquem os sinais de alerta que possam ser potencialmente fatais à saúde dos filhos em casa, dificultando a continuidade do cuidado materno no domicílio. A identificação destes sinais de alerta em casa é fundamental para que os pais possam reconhecer e responder adequadamente com benefícios prévios à saúde de seus filhos(1-2). A construção e validação de Tecnologias Educacionais (TE), no contexto da saúde, têm sido ferramentas importantes para a realização do trabalho educativo e do desempenho do processo de cuidar. OBJETIVO: construir e validar um álbum seriado para identificação de sinais de alerta à saúde em crianças menores de dois meses. METODOLOGIA: estudo metodológico direcionado pelas fases de Echer (2005)(3) para a construção e validação de um material educativo adaptado à realidade deste estudo, sendo realizado em duas fases: A fase 1- elaboração do álbum seriado - O álbum seriado construído destaca alguns sinais de alerta em crianças menores dois meses, que são: 1) dificuldade para respirar; 2) dificuldades com alimentação; 3) frio; 4) febre; 5) infecção ocular; 6) infecção do coto umbilical; 7) icterícia; 8) convulsões; 9) morte súbita e sufocação. Fase 2 - Validação - O instrumento de validação foi um questionário adaptado pela equipe do Grupo de Pesquisa e Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia. Os itens de avaliação foram distribuídos em três blocos: bloco 1  objetivos; bloco 2 estrutura e apresentação; bloco 3 relevância(4). O estudo foi submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, aprovado com numero no CAAE (18689013.0.0000.5534). RESULTADOS: O álbum seriado foi validado segundo critérios metodológicos e estatísticos, sendo submetido à apreciação quanto ao conteúdo e aparência. A percentagem de concordância entre os juízes por bloco avaliado foi superior a 70%, tornando o material validado como intervenção educativa. Obtiveram-se as seguintes percentagens: bloco 1 (91%); bloco 2  (82%); bloco 3 (94%). Observou-se que há concordância entre os juízes quanto ao objetivo do álbum seriado em ser usado com ferramenta de apoio para os pais na identificação e conduta adequada ante os riscos à saúde de crianças menores de dois meses, proporcionando maior autonomia e segurança aos pais no cuidado diário de seus filhos. CONCLUSÃO: A criação de tecnologias para o cuidado, como o álbum citado, pode ser elencada como um desafio para a equipe de saúde, em desenvolver estratégicas educativas que possam ser alternativas, que fortaleçam o direto dos pais em participar do processo de cuidar dos filhos, adicionando perspectivas ao cuidado domiciliar com menor possibilidade de danos e agravos a saúde infantil.

REFERÊNCIAS:

1. Siqueira M. B. C. Sentidos Atribuídos aos Cuidados Domiciliares pelas Mães de Recém-Nascidos Egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. [Mestrado] Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2008.

2. Beck D., Ganges F., Goldman S., Long P.Cuidados aos Recém-Nascidos. Saving Newborn Lives. Washington. Save the Children Federation, 2004.

3. Echer I. C. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2005 set/out. v. 13, n. 5, p. 754-757.

4. Teixeira E., Mota V. M. S. S. Tecnologias educacionais em foco. 1 ed. São Paulo: Difusão Editora, 2011.

 


 

1. Enfermeira. Mestre em.Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará.  Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela Universidade Estadual do Ceará. Enfermeira Assistencial da Sala de Neonatologia do Centro Obstétrico da MEAC/UFC. Enfermeira da SCIH/ Higienização do Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara .Email: icleiaprodrigues@gmail.com

2 Enfermeira. Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará. Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: veracioq@hotmail.com.

3.Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Residente em Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança na MEAC/UFC. Email: larissaludmila@hotmail.com.

 

 

EIXO II: Da teoria a prática: subsídios para o exercício da profissão.