(RE)CONHECENDO A RELEVÂNCIA DA ENFERMAGEM DENTRO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS (VER-SUS).
Yane Carmem Ferreira Brito¹,
Luana Silva de Sousa²,
Maria Rocineide Ferreira da Silva³.
INTRODUÇÃO:
O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema de Saúde (VER-SUS) é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS. Estudantes de várias áreas do conhecimento e de diversas faculdades vivenciam um período de imersão para participar ativamente de visitas, debates, rodas de conversas. Dentro desse contexto, a Enfermagem surge como ciência voltada para o cuidado e, juntamente a outras profissões, deve formatar os processos de humanização, a reorganização dos serviços de saúde, o gerenciamento e integralidade do cuidado em detrimento da tecnicação do cuidar, além de pesquisas e estudos para fundamentar a prática. Na última versão do VERSUS Fortaleza (2015.1), identificou-se a necessidade de inserção da Enfermagem em algumas organizações visitadas, mas que ainda não ofereceram espaço para a atuação da categoria.
OBJETIVO:
Relatar a experiência do estágio de vivência no SUS em organizações que podem inserir a enfermagem em seus modos de produzir saúde.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência a partir das observações e das vivências no Estágio de Vivência no SUS em Fortaleza-Ceará durante o período de 24 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015.
RESULTADOS:
Durante a vivência ocorreram visitas em alguns equipamentos sociais que são pouco conhecidos por acadêmicos de enfermagem, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e o CUCA. O Centro POP constitui um espaço destinado a pessoas em situação de rua com o objetivo de assegurar atendimento e atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares visando a (re)significação de pessoas. A rede CUCA, por sua vez, realiza ações voltadas para jovens de 15 a 29 anos residentes em áreas reconhecidamente vulneráveis socialmente. O intuito da rede é retirar a juventude da marginalidade e propiciar oportunidades de educação, esporte, lazer e cultura. O Cuca oferece cursos gratuitos em áreas, como música, dança, desenho, moda, esporte, leitura. Assim, no Centro POP e no CUCA existe a relação de cuidado, o que sugere a importância da atuação da Enfermagem frente a essas demandas, não isolada, mas aliada a outros saberes e práticas, por meio do multiprofissionalismo e da interdisciplinaridade, que dão embasamento científico e contribuem para o crescimento conjunto da qualidade dos serviços de saúde e da satisfação dos sujeitos envolvidos no processo.
CONCLUSÃO:
Conhecer a realidade do SUS na prática contribuiu para o amadurecimento político e social, além de fomentar momentos de reflexão acerca dos espaços de intervenção da Enfermagem. Além disso, a visita ao Centro POP e ao CUCA despertou o interesse em lutar para conquistar novos espaços de atuação da Enfermagem reconhecendo a legitimidade desses locais como territórios do cuidado em saúde e para redirecionar ações de promoção e prevenção da saúde em outros âmbitos.
REFERÊNCIAS:
http://www.fortaleza.ce.gov.br/redecuca
http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/pse-protecao-social-especial/populacao-de-rua/centro-de-referencia-especializado-para-populacao-de-rua