MONITORIA ACADÊMICA ALIADA AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ACASSIO FERREIRA DE HOLANDA

Co-autores: MARIANA DA SILVA CAMPOS e MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade de apoio pedagógico que é oferecida aos alunos interessados em aprofundar conteúdos em determinada disciplina, bem como solucionar dificuldades em relação a assunto ministrada em aula.Objetiva-se com esse estudo descrever a prática da monitoria acadêmica aliada ao ensino, pesquisa e extensão.
Estudo descritivo realizado entre fevereiro e novembro de 2014, em uma instituição de ensino superior, durante a realização das monitorias da disciplina de Sistematização do Cuidar II. Durante atividades percebeu-se aperfeiçoamento, e motivação dos discentes, em adquirir conhecimento, e aprimorar as habilidades em laboratório. Em relação ao ensino, o monitor aprimora seu conhecimento teórico e prático a fim de preparar-se para transmitir o conteúdo aos discentes de forma didática e interessante com isso, percebe-se durante as atividades. Com a prática da monitoria surge a necessidade em divulgar os resultados positivos ou negativos, e identificar problemas com a finalidade de exercer a monitoria de forma eficaz. Dessa forma, adquirir-se alicerce para iniciar pesquisas na área de interesse. Esse suporte estende-se a atividade de extensão, pois o monitor, durante o processo de ensino-aprendizagem, adquiri subsídios para realizar outras atividades como a de extensão. A relação de experiência no ensino, pesquisa e extensão prepara o monitor para a docência após sua formação. A monitoria acadêmica surge como oportunidade para formação do aluno, sendo programa que da ênfase ao ensino, e proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar o conhecimento, desenvolver habilidades, permitindo autonomia e visão critica.