VIVENCIANDO A DOCÊNCIA: PARTICIPAÇÃO DO MONITOR NAS AULAS

ACASSIO FERREIRA DE HOLANDA

Co-autores: MARIANA DA SILVA CAMPOS e MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A formação complementar dos graduandos pode ser favorecida com a prática da monitoria, tanto para os alunos que participam quanto para o monitor, que deve se preparar para exercê-la o que auxilia sua iniciação a docência e um vasto ganho de conhecimento para exercer a futura profissão. Objetiva-se com esse estudo, relatar a experiência como monitor durante as aulas de uma disciplina do curso de enfermagem.Relato de experiência, sobre a experiência de participação durante as aulas sistematização do cuidar II em sala com o professor. Realizado no período de fevereiro a novembro de 2014. A participação nas aulas da disciplina a qual o monitor se propôs a contribuir, permite que ele vivencie a metodologia utilizado pelo docente, conseguindo subtrair os tópicos com maior ênfase o que facilitará sua desenvoltura no decorrer da monitoria. Ainda possibilita ao monitor a interação com os alunos e o professor, oportunizando ao mesmo bom relacionamento, o que gera confiança para sua prática. Durante sua participação em sala, além do monitor rever o conteúdo da disciplina, aprimorando seu conhecimento, auxiliando o professor nas atividades desenvolvidas em sala. A iniciativa dos docentes da disciplina em permitir a participação do monitor durante as aulas, preparar este para atuação no ensino de enfermagem, médio ou superior. Dessa forma, o monitor se familiariza com cenário de ensino, ampliando seu conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar em sala de aula.