PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET E A PERSPECTIVA DA REALIDADE DO SUS - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Yane Carmem Ferreira Brito¹,
Daniela Vasconcelos de Azevedo
INTRODUÇÃO:
O Ministério da Saúde criou em 2005, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde ( PET-SAÚDE), que tem como pressuposto a educação pelo trabalho e envolve professores (tutores), estudantes (monitores) e profissionais dos serviços de saúde (preceptores) sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). Uma das áreas de saúde que participa desse programa é a Enfermagem. Sendo assim, estudantes de graduação da enfermagem tem a oportunidade de experenciar a realidade do sistema público de saúde.
OBJETIVO:
Relatar a experiência do estágio no PET -SAÚDE em relação a realidade do SUS, na perspectiva de uma acadêmica de Enfermagem.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência, a partir das observações adquiridas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, desenvolvido no município de Fortaleza-Ceará, entre os anos de 2012 e 2014
RESULTADOS:
e 2014.RESULTADOS: O objetivo inicial do PET-Saúde é conhecer o Sistema Único de Saúde e suas peculiaridades. Assim, ao longo de dois anos, a acadêmica de enfermagem passou pelos três níveis de atenção (Primário, Secundário e Terciário), permanecendo maior tempo no nível secundário, no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Durante esse período, a estudante participou de consultas de pré-natal, consultas e exames ginecológicos, partos normais e cesáreo, atuação no berçário e alojamento conjunto, consultas de nutrição, atendimentos odontológicos. Além de observar setores administrativos, como o SAME (Serviço de Atendimento Médico e Estatístico) e Central de Leitos. Percebeu-se então, vários déficits no sistema, desde falta de leitos, falta de material, ambientes inadequados e algumas práticas profissionais desumanizadas.
CONCLUSÃO:
Dessa forma,esse programa possibilitou uma construção de novos olhares para o Sistema Único de Saúde. A comparação entre o que está escrito em leis e portarias e o que realmente acontece na saúde mostrou que muito ainda precisa ser feito pela saúde pública. No entanto, percebeu-se que diante de várias falhas outras competências, como a criatividade, o vínculo e a escuta, para tentar solucionar os problemas surgiram. Além disso, houve a transmissão das experiências absorvidas durante o estágio para os outros docentes e aos discentes, a fim de estimular a reflexão sobre a saúde pública do país.
REFERÊNCIAS:
Ferreira V. S. et al. PET-Saúde: uma experiência prática de integração Ensino-Serviço-Comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica. 30 ( I, Supl.2) : 147-151;2012