GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: TEMA ABORDADO POR UM PROGRAMA DE RÁDIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE DIALOGA COM OS JOVENS NAS ESCOLAS.

GEICIANE FONTELES DA SILVA

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, GEICIANE FONTELES DA SILVA, SAYONARA OLIVEIRA TEIXEIRA, SARA DE SOUSA RODRIGUES e YAGO MARQUES OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

INTRODUÇÃO: Em Sintonia com a Saúde é um programa realizado pela Web Rádio Ajir - um projeto de Extensão da Universidade Estadual do Ceará em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), vinculado ao Núcleo de Práticas Coletivas em Saúde - LAPRACS, que consiste na divulgação de programas via site com a utilização de uma web TV para a transmissão de vídeo e áudio e transmissão de áudio para acesso em smartphones. Com temas voltados para a área da Saúde - o programa tem como objetivo esclarecer dúvidas pertinentes a estes temas e conta com a participação dos jovens no ambiente educacional. No dia 29 de abril de 2015 este programa abordou o tema gravidez na adolescência, um assunto que gera grande interesse dos adolescentes, pois eles possuem muitas dúvidas relacionadas a esse tema específico, dúvidas essas que são geradas muitas vezes pela falta de informação qualificada, precisa, simplificada e direta. Segundo o Ministério da Saúde, tem sido tomado várias medidas para a diminuição do índice.  OBJETIVOS: Expor o tema gravidez na adolescência a partir do programa Em Sintonia com a Saúde, do projeto Web Rádio Ajir, que busca de forma clara, sanar todas as dúvidas e curiosidades que os jovens apresentam pertinentes ao tema. METODOLOGIA: Estudo bibliográfico realizado com artigos da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dados do Ministério da Saúde e com o arquivo de dados do programa Em Sintonia com a Saúde Gravidez na adolescência: dialogando com os jovens nas escolas, do dia 29 de abril de 2015. Foram encontrados 723 artigos da BVS. Os critérios de inclusão foram artigos pertinentes ao tema publicados no Brasil e em português e os de exclusão foram artigos publicados em outros países e em outras línguas. RESULTADOS: Os jovens tinham muitas dúvidas, 9 alunos responderam corretamente à pergunta âncora que era: Qual método de barreira previne gravidez e DSTs? Foram respondidas 25 perguntas das quais destaco: 1.Queria saber se a família pode ter influenciar na gravidez não planejada? 2. Qual a possibilidade da camisinha estourar no meio de uma relação? 3.Uma mulher pode engravidar na sua primeira relação sexual? CONCLUSÃO: Os jovens têm muitas dúvidas relacionadas à gravidez na adolescência, e a falta de informação especializada atrelada à vergonha em perguntar aos familiares sobre o assunto faz com que muitos deles façam parte do índice de incidência. A informação atrelada a meios de comunicação desperta o interesse destes e facilita que tirem dúvidas, sem se sentirem inibidos.REFERÊNCIAS: 1. Portal da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sas/saude-do-adolescente-e-do-jovem. 2. DOS SANTOS, A. A., & DE JESUS, S. K. M. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 3. EL EMBARAZO, E. A. E. L. (2006). A gravidez na adolescência sob a perspectiva dos familiares: compartilhando projetos de vida e cuidado. Rev latino-am enfermagem14(2), 199-206.