ST 07 - FOLCLORE EM REVISTA: ÓRGÃO(S) DE PUBLICIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FOLCLORE (1942-1963)

EWERTON WIRLLEY SILVA BARROS

Co-autores: PROF. DR. FRANCISCO FIRMINO SALES NETO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

No decorrer do século XX, o Movimento Folclórico Brasileiro fora uma mobilização de intelectuais e eruditos que, individualmente e em sociedades, fomentaram uma discussão em torno do popular sob a perspectiva do folclore. As sociedades, por sua vez, utilizaram-se de revistas como meio de divulgação de suas pesquisas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mapear a produção do saber folclórico pela Sociedade Brasileira de Folclore (SBF) em revistas, sendo dividido em dois momentos: no primeiro, analisar o órgão de publicidade presente nos Estatutos de 1942 da SBF, que não veio a materializar-se; em seguida, problematizar a participação da SBF na Revista Brasileira de Folclore. Dialogamos com Foucault (2010) e Sirinelli (2003) em nossa fundamentação teórico-metodológica, refletindo os conceitos de análise de discurso e revista.

Palavras-chave: Movimento Folclórico Brasileiro; Sociedade Brasileira de Folclore; Revista Brasileira de Folclore.