Simpósio Temático: 09
Do tecer da História ao tecido da Consciência Histórica: o golpe civil-militar na perspectiva de Estudantes de Escolas Públicas no Sertão Alagoano.
Luiz Santos Silva*
RESUMO: Este artigo discute o andamento de pesquisa que investiga os vestígios, memórias, aprendizados e ideias a respeito do Golpe-civil militar de 1964-1985 na perspectiva de estudantes do terceiro ano do ensino médio, no espaço escolar, social e também familiar no sertão alagoano. Como base teórica foi usado o conceito de "Consciência Histórica" de Jorn Rusen e Agnes Heller. Os fatos políticos da história nacional fazem parte do universo social do alunado no contexto atual? Entrecruzando-se ensino de história, história política republicana recente e história do tempo presente através da análise dos discursos dos principais envolvidos na relação entre história e ensino: os estudantes da escola média na contemporaneidade
PALAVRAS-CHAVE: Consciência histórica; Ensino de história. Ditadura militar.
*Professor de História da Faculdade Montenegro. Especialista em História do Brasil.