ST 9 - TECENDO HISTÓRIA E LITERATURA: OS USOS LITERÁRIOS NA HISTÓRIA ENSINADA. UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA.

ALEXANDRE ANTONIO CAVALCANTE DE SOUZA

Co-autores: ALEXANDRE ANTÔNIO CAVALCANTE DE SOUZA e IÊDA MAYARA DE SANTANA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

ST 9 - Tecendo História e Literatura: Os usos literários na História Ensinada. Uma experiência Pibidiana.

Alexandre Antônio Cavalcante de Souza[1]

Iêda Mayara de Santana[2]

RESUMO:                        

Este estudo analisa a atuação docente no Ensino de História na Cidade de Jardim, Ceará, através da vivência enquanto alunos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), na Escola Adauto Bezerra, com turmas de 2º e 3º ano. Mostrando como a Literatura pode auxiliar na História ensinada, e ser uma prática ligada às Pedagogias Criticas, como as Pedagogia Feministas[3] e a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, que buscam sensibilizar os educandos de sua condição. Notou-se que, após a  leitura feita pelos alunos da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis a abordagem histórica sobre o século XIX tornou-se mais crítica e produtiva, pois os mesmos estavam cientes de que o livro, embora ficcional, é um retrato de sua época. Ao mesmo tempo o debate de gênero, tão necessário quanto negligenciado na educação, ganhou espaço.

 

PALAVRAS CHAVE: Ensino de História, Literatura e Educação.

 

ABSTRACT:

This study analyzes the teaching performance in the Teaching of History in the City of Jardim, Ceará, through the experience as PIBID students (Institutional Scholarship Initiation Program) at the Adauto Bezerra School, with 2nd and 3rd year classes. Showing how Literature can help in the History taught, and be a practice linked to Critical Pedagogies, such as the Feminist Pedagogy and Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire, who seek to sensitize the learners of their condition. It was noted that after the students' reading of Machado de Assis's "Dom Casmurro" the historical approach to the nineteenth century became more critical and productive, since they were aware that the book, although fictional, is A portrait of his time. At the same time the gender debate, both necessary and neglected in education, has gained ground.

 

KEY WORDS: Teaching History, Literature and Education.

 

 


[1] Graduado em Letras pela Universidade Regional do Carirí - URCA. Graduando em História pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/ Universidade Estadual do Ceará - UECE.

[2] Graduada em História pela Universidade Regional do Carirí - URCA. Pós Graduanda em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário UNINTER

[3] Pedagogias Feministas, ressaltando-se o plural pela existência de diversos modelos pedagógicos feministas. As Pedagogias feministas fazem parte das Pedagogias Críticas, ou Pedagogias Libertadoras, que procuram conscientizar os educandos quanto às condições de opressão em que vivem.