ENTRE DOIS IMPEACHMENTS
Erykles Natanael de Lima Vieira [1]
José Adriano de Oliveira [2]
Drª. Rosilene Dias Montenegro [3]
Dr. José Luciano de Queiroz Aires[4]
RESUMO
O presente artigo propõe uma análise da história contemporânea do Brasil, a partir do contexto socioeconômico e político de dois momentos de grave crise que culminou no impedimento dos presidentes Fernando Collor de Mello, 1992; e, Dilma Vana Rousseff, em 2016. Nosso objetivo é identificar as semelhanças e diferenças nesses dois períodos históricos distintos, mais precisamente analisar as principais características desses dois momentos de impedimentos. A análise será realizada a partir de estudos sobre o tema em artigos científicos, livros, teses e reportagens. Tomamos como referências as contribuições dos estudos de: Hebe de Castro; Andre Singer; A. Sthean; Gisele Cittatino. E seus respectivos trabalhos: "Historiadores pela democracia: o golpe de 2016"; "Os sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador"; "Democratizando o Brasil"; e, "A resistência ao golpe de 2016". As evidências analisadas assinalam que os dois processos de impeachments são antagônicos, com isso iremos compreender como esses dois processos se comportaram.
Palavras-chave: Collor. Dilma. Impeachment
[1] Graduando em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e aluno do curso Técnico em Mineração integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES, subprojeto História-UFCG. Participa também como pesquisador colaborador do Grupo e Projeto Memória da Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.
[2] Graduando em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET História.
[3] Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Campina Grande. Atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação em História da UFCG e no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB/UFCG.
[4] Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1997) e mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande. Já atuou como professor efetivo - Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, professor contratado da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba.