A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO SIGNO IDEOLÓGICO “MOVIMENTO CALDEIRÃO”: DE “REDUTO DE FANÁTICOS” A “SÍMBOLO DE LUTA PELA TERRA”.

BENEDITA FRANÇA SIPRIANO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

ST Memória, Oralidade e História Política

Este trabalho toma como principal referencial teórico-metodológico a Análise Dialógica do Discurso, fundamentada a partir dos escritos do Círculo de Bakhtin, tais como Bakhtin (2006, 2010, 2013) e Bakhtin/Volochínov (1990). O Caldeirão foi uma experiência de organização social comunitária, ocorrida na década de 1930, no Cariri cearense, sob a liderança do beato José Lourenço. Acusados de heresia, fanatismo e comunismo, o movimento foi reprimido, em 1936 e 1937, pelas forças do Governo, com o apoio da Igreja Católica e das elites da região. Os sentidos produzidos sobre esse movimento são múltiplos e foram sendo ressignificados; em especial, se analisarmos como foram construídos nos mais diversos contextos histórico-culturais e na perspectiva de diferentes agentes sociais, tais como o Estado, a Igreja e a imprensa. No contexto histórico em que ocorreu esse movimento, prevaleceram sentidos que o designavam como "antro de fanáticos", "comunistas", "criminosos"; mas o signo ideológico "Movimento Caldeirão" foi ressignificado, nas mais diversas esferas da atividade humana, e emergiram sentidos a partir de designações como "rebeldes primitivos" e "símbolo de luta pela terra". A princípio, esses sentidos que compreendem o Caldeirão como um marco da luta camponesa poderiam ser tomados como uma  "evolução" na compreensão desse movimento, como o sentido "verdadeiro", "legítimo", "real". Entretanto, os sentidos atribuídos ao movimento Caldeirão não devem ser compreendidos, simplesmente, como "naturais", "verdadeiros" ou como uma "evolução" nas leituras acerca desse movimento, mas sim como construções e posicionamentos de diferentes sujeitos históricos, que emergem a partir de embates nas mais diversas situações de enunciação. Este trabalho, portanto, objetiva analisar os fatores (sociais, culturais, econômicos, políticos) que possibilitaram a emergência de diversos sentidos do movimento Caldeirão, considerando distintas épocas, contextos de produção e diferentes sujeitos históricos. Assim, em especial a partir das categorias bakhtinianas horizonte social de valores e acentos apreciativos, faremos uma leitura sobre os processos de construção desses sentidos, tomando como corpus textos produzidos em diferentes esferas ideológicas: jornalística, acadêmica, religiosa e governamental. Atualmente, os sentidos construídos sobre o Caldeirão são múltiplos; diversos dos sentidos dominantes na época da destruição do movimento. Entretanto, é importante ressaltar que até mesmo os sentidos que representam o Caldeirão como um "símbolo de luta pela terra" são também uma construção, elaborada em determinado contexto sócio-histórico-ideológico. Ou seja, esses sentidos são construídos, a partir de valores compartilhados, em determinadas época, por diferentes grupos sociais e trata-se, também, de um olhar lançado, em especial pela intelectualidade, sobre o movimento Caldeirão.