A presente investigação se propõe a refletir acerca das interseções entre temáticas educacionais nos anos 1940 no Ceará e a dimensão das ideias políticas envolta nessas construções de finalidades para a Educação e para o Ensino. A comunicação analisará jornais cearenses que discutiram questões de Ensino e Educação em suas páginas. Dentre eles, destaca-se a Gazeta de Notícias, popular matutino diário da capital, por sua maior abordagem relativa ao problema da Educação. Assim, o presente trabalho lida, prioritariamente, com as múltiplas articulações possíveis entre Educação e Imprensa. Para além da imprensa pedagógica, objetiva-se pensar os pontos de articulação entre os âmbitos citados. Nesse sentido, questões referentes à censura aos impressos na primeira metade da década de 1940 são importantes para problematizar as condições de produção das fontes. Interessa perceber os usos e os objetivos dessa Instrução/Educação, situada em um período histórico em que há o final do regime autoritário chamado Estado Novo e o contexto da redemocratização brasileira. O objetivo geral da pesquisa é analisar como se articulam discursos sobre o que seria considerado instrução escolar e o que se propalava como educação social pautada na moral, na disciplina e no civismo, sob a égide do progresso pátrio, que pretendia alcançar uma pureza moral, uma pureza dos costumes da população. No que concerne aos procedimentos metodológicos que norteiam a pesquisa, tem-se por escopo transitar entre o micro e o macro no embaralhamento das lógicas sociais, como também realizar o processo inverso, caracterizando, portanto, jogos de escala, como pondera Jacques Revel.