RESUMO: Este resumo faz parte da pesquisa desenvolvida do projeto de Iniciação Científica intitulado "Imagens dos jangadeiros no contexto da ditadura do Estado Novo" vinculado Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e a Universidade Estadual do Ceará. Durante a década de 1940, o Brasil vivia um período de grandes mudanças sociais, políticas e econômicas, tanto com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quanto, com o regime estado-novista de Getúlio Vargas. No âmbito do social, uma das principais pautas era o trabalho, tendo o trabalhador como figura central. Portanto, é em meio a esse cenário e aproveitando a grande repercussão do Raid da Jangada São Pedro, que o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela propaganda estatal, produziu o cinejornal A jangada voltou só, em que o trabalhador do mar é o personagem principal. Além da produção fílmica, as obras produzidas pelo artista plástico cearense Raimundo Cela também tematizaram jangadeiros, como por exemplo, A virada (1943) e Vencendo o escarcéu (1942). Dessa forma, buscamos analisar a produção de Cela em comparação com a produção do diploma sobre os jangadeiros. Dessa maneira, para o sucesso desse projeto, Vargas contou não só com a atuação do DIP, mas, também dos intelectuais que dentro do contexto vivido pelo país, ocuparam um papel relevante para a construção da imagem do trabalhador brasieleiro. Sendo assim, nosso objetivo é analisar o cinejornal produzido pelo DIP juntamente com as obras pintadas por Raimundo Cela para perceber como os jangadeiros foram representados em ambas as fontes. Dessa forma, consideramos que nossa pesquisa é relevante por sua contribuição para a compreensão da temática dos trabalhadores inseridos na história do Brasil.