Nos últimos 30 anos tem-se observado um crescimento no número de pesquisas que abrange interesses na área de História da Matemática, resultando num grande impacto na Educação Matemática brasileira. Dentre várias subáreas de pesquisas em Educação Matemática, o histórico de instituições do ensino brasileiro e seus personagens têm sido abordados com frequência em artigos, anais e trabalhos de eventos. No nosso estado do Ceará, é notável a grande contribuição que a Universidade Estadual do Ceará - UECE vem trazendo para a formação do professor, em particular, o da Matemática. Deste modo, esse estudo tem o intuito de resgatar a história do curso de licenciatura em Matemática da UECE, buscando sua trajetória histórica, personagens e sua relevância na formação de professores no estado do Ceará. Em vista disso, traçamos uma trajetória metodológica baseada na pesquisa qualitativa utilizando como base, entrevistas, jornais da época; fotografias, leis, decretos e arquivos públicos que remontem a criação e projetos políticos pedagógicos das várias fases do curso. Como passo inicial, realizamos entrevistas com professores catedráticos do curso visando coletar dados para trilhar futuros andamentos. No que se refere aos dados coletados, a criação do Curso de Licenciatura em Matemática pela extinta Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, que foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 28.370, de 12.7.50, publicado no Diário Oficial da União de 20 de julho de 1950. Dessa forma, é notável para a área de História da Matemática, no Brasil, investigar a criação e o funcionamento dos primeiros cursos superiores de formação do professor de Matemática no Ceará.