Diante dos inúmeros desafios enfrentados pela educação e pelos professores atualmente, vários estudos foram realizados na intenção de colaborar na construção de uma nova educação e de uma nova formação docente voltada para atuar e atender o contexto social contemporâneo, que está cada vez mais dinâmico e complexo. Desde o final do século XX, estudos apontam a necessidade de um novo modelo de educação e educador para o novo milênio, vivemos em uma sociedade pós-moderna, que se apresenta repleta de transformações sócio culturais e inovações tecnológicas e científicas, que refletem de uma maneira direta na educação e na escola, exigindo do professor conhecimentos variados e sólidos, e da educação novas dinâmicas e condutas. Diante desta realidade a presente pesquisa se torna relevante ao levantar reflexões acerca da formação docente e do papel da educação na sociedade atual. O trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica que busca suporte para a pesquisa nos estudos de teóricos contemporâneo, dentre deles podemos citar Delors (2012) e Morin (2011), que a convite da Unesco realizaram trabalhos que apresentam novos modelos para a educação e a prática docente para o século XXI. Será destacado ainda, os quatro pilares da educação e os sete saberes necessários a educação do futuro, estes estudos trazem orientações e reflexões acerca da educação necessária para todas as sociedade e cultura durante este novo século. Espera-se com a pesquisa refletir e contribuir na construção de uma educação e uma formação docente que atenda as necessidades da nova realidade social que ela está inserida.
Palavras chave:Educação. Contemporaneidade. Escola.