FUTUROS PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO Á DISTANCIA

TRICIA MARIA MARQUES DO BRASIL

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Esta pesquisa objetiva proporcionar algumas reflexões sobre o estágio supervisionado  na educação à distância (EAD). Especificamente: Investigar se existe diferença e qual seria esta entre os estagiários de graduação presencial e a distancia; Descrever o perfil destes alunos; Observar e refletir seu comprometimento quanto ao curso e as atividades dos  estágios; Conhecer quanto as diferenças dos diversos tipos de EAD; Informar e repassar os resultados obtidos as instituições pertencentes dos alunos estagiários. A pesquisa foi realizada em bases bibliográficas e na experiência profissional exercidas nos Cursos EAD no município de Viçosa do Ceara e no município de Tianguá,  nas E.E.F.M Irma Lins e E.E.M Dr. Júlio de Carvalho, IET (Instituto Educacional de Tianguá ), Centro Educacional Professora Helena Maria de Sa,  no período de 2011 a 2014, com 24 alunos em Viçosa do Ceará e 40 alunos de Tianguá. Prioriza-se reflexões, análises e discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem na modalidade semi-presencial na disciplina de Estágio, especificamente no estágio supervisionado curricular obrigatório de inserção na prática profissional. Aplicou-se questionários aos estagiários, bem como a realização de reuniões. O trabalho trouxe diversos resultados, alguns positivos, outros nem tanto.  Conclui-se então que EAD proporciona a inclusão social, visto que, sem essa modalidade de ensino, seria impossível para muitos estudantes a realização de um curso superior em sua cidade mas, se faz necessário um maior envolvimento por parte desses alunos, bem como, um maior e melhor investimento na infraestrutura de forma geral, e finalmente um maior estimulo na questão da produção cientifica, o qual se mostra quase inexistente.