CONSTRUINDO TIRINHAS COMO APOIO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

BEATRIZ MARIA PEREIRA MAIA

Co-autores: ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Muito se tem discutido atualmente, sobre possíveis métodos que minimizem a defasagem da aprendizagem dos aluno na disciplina de Matemática. Os quadrinhos, seja pela sua linguagem icónica, seja pelas seus enredos curtos e divertidos, é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos. Esta pesquisa tem o intuito de, a partir da confecção de tirinhas em quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos, norteando os professores sobre sua utilização. Assim, realizamos um estudo de fundamentação teórica sobre o uso de quadrinhos no Ensino de Matemática para, em seguida, planejamos e aplicamos um mine curso, 4h/a, durante a IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática, propondo a confecção de quadrinhos em diferentes conteúdos Matemáticos. No que se refere aos dados coletados, percebemos que os futuros professores de Matemática, consideraram válido o uso dos quadrinhos no ensino como um método para a melhoria do ensino de Matemática. Para alguns, ainda há receio em utilizá-las pois afirmam o pouco conhecimento sobre ela, além da dificuldade com o manuseio da régua, do compasso e de propriedades do desenho geométrico, assim como as construções dos personagens.