UMA VISÃO DOS DOCENTES E PROGRAMAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CEARÁ

ANA MARIA SILVA GUEDES

Co-autores: ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A disciplina de História da Matemática tem recebido destaque no cenário da Educação Brasileira, pois possibilita compreender o processo de desenvolvimento e conservação da Matemática, além de intervir de forma direta na construção e na evolução de conceitos, e a mesma possibilita compreender a própria Matemática. Nesse sentido, o estudo exposto tem o intuito de analisar a inserção da disciplina de História da Matemática nos cursos de Licenciaturas em Matemática nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), verificando o movimento em torno da História da Educação. O estudo está dividido em duas subpesquisas: Visão da disciplina de História da Matemática nos programas de ensino das universidades cearenses (dados informativos, ementas e referências bibliográficas) análise documental e visão dos professores que ministram essa disciplina, por meio de entrevistas (questionário previamente elaborado) faremos a análise da visão do professor. Discutiremos as vantagens e desvantagens do uso da História da Matemática para o estudo de conceitos matemáticos na Educação Básica. Ao finalizarmos a pesquisa traçaremos um panorama da disciplina de História da Matemática no atual movimento da Educação Matemática no Ceará.