OS IMPACTOS DOS PROJETOS COM DANÇA NA FORMAÇÃO DE CIDADANIA NA COMUNIDADE DO GRANDE BOM JARDIM

SILVANA MARQUES FILHO

Co-autores: SILVANA MARQUES FILHO e MARIA IRANILDA MENESES DE ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A dança vem se firmando progressivamente nos projetos sociais e torna-se cada vez mais evidente a importância de uma formação que englobe diversos saberes e contribua para um cidadão mais capaz e participativo. Ela é uma ferramenta preciosa para que o indivíduo manifeste suas necessidades, desejos, expectativas, servindo também como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. O uso da dança nos projetos sociais na comunidade do Grande Bom Jardim não visa apenas proporcionar a vivência do corpo e diminuir tensões decorrentes de problemas da comunidade. Propõe ao aluno uma atitude questionadora em relação a si mesmo e ao seu entorno, desenvolvendo um olhar mais analítico e crítico. A partir disto, este estudo teve como objetivo analisar os impactos na formação de cidadania dos projetos com dança na comunidade do Grande Bom Jardim, realizada através da aplicação de um questionário. Sob a forma descritiva, foi fundamentada nos seguintes autores, Santos (2005), Nanni (2003; 1998), Gentili e Alencar (2001), Laban (1990), Turners (2014), Silva (2000), entre outros. Fontes primárias: 100 alunos entre 10 e 32 anos do Projeto ABC e Circo Escola Bom Jardim, Centro Cultural Bom Jardim e Studio de Dança Katiana Pena, todos na cidade de Fortaleza - Ceará, tendo sido previamente autorizado pelos coordenadores dos projetos, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), no período de maio e junho de 2015. Os resultados demonstraram que as aulas de dança trouxeram benefícios na formação corporal, físico e mental. Melhoraram aspectos como timidez, conhecimento de arte, ajudou na socialização e na busca da formação profissional, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um senso de cidadania crítica, participativa e responsável.