PIBID-PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

FRANCISCA GENIFER ANDRADE DE SOUSA

Co-autores: LORENA BRENDA SANTOS NASCIMENTO e LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Partimos do pressuposto que a qualidade da formação dos profissionais da educação é de suma importância para que a prática docente possa ser ofertada com qualidade, fazendo-se necessários investimentos tanto na formação inicial desses, quanto no que respeita à formação continuada dos educadores já em atuação. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo investigar as compreensões dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE acerca do PIBID, um programa de iniciação à docência que tem a finalidade de propiciar aos estudantes uma melhor formação para a docência, valorizando assim o magistério. Questionamos, pois, a influência que esse programa de aperfeiçoamento assume na formação interdisciplinar dos envolvidos, enfatizando sua valia no âmbito da teoria e da prática desenvolvidas pelos mesmos. Julgou-se necessário desenvolver uma pesquisa qualitativa mediante estudo de caso com estudantes bolsistas do projeto. Os dados para análise e desenvolvimento desse documento foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, que por sua vez foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. O que se percebe é a grande valia que o PIBID possui para os alunos dos cursos de Pedagogia na medida em que possibilita o contato com a realidade das escolas públicas. Constatamos que esse contato, embora não obrigatório, é considerado pelos entrevistados, um requisito básico em um curso de formação de professores.  Evidencia-se que a troca de experiências entre os professores supervisores do projeto com os estudantes de licenciatura nas atividades escolares contribuem para aprimorar a formação de ambos. Por fim, concluímos que os aspectos formativos dos educadores repercutem na ação pedagógica cotidiana, fazendo-se necessários maiores investimentos pelos órgãos públicos na formação inicial e continuada dos professores.