UMA REFLEXÃO SINTÉTICA SOBRE PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA NA GESTÃO E ENSINO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE PINHO, MACEIÓ-ALAGOAS.

AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O trabalho tem a humilde pretensão de mostrar uma visão panorâmica acerca dos ranços e avanços na democracia encontrada na gestão escolar da Escola de Ensino Fundamental Padre Pinho, localizada no município de Maceió/Alagoas, explicitando seus programas e projetos através de dados coletados com questionários e entrevista, fundamentados em pesquisa de campo. Outrossim, busca-se conhecer se na atual gestão há um caráter democrático ou antidemocrático em relação ao ao tripé aluno-professor-Núcleo Gestor. Pretende também delinear o nível de importância que a gestão dar à elaboração do Projeto Político Pedagógico e ao Regimento Interno, descortinar os ranços da democracia na escola pesquisada, procurando encontrar os fatores que provocam tal fragilidade para assim clarificar aos envolvidos no intuito de uma mudança conjuntural e paradigmática na práxis pedagógica, entender de que forma a reconhecimento da intersetorialidade entre alunos, professores, Núcleo Gestor e funcionários interfere na relação democrática. Busca acima de tudo captar o grau de satisfação dos professores, dos alunos e funcionários quando à atuação do Diretor na gestão da escola; conhecer a atuação dos professores acerca da democracia para montar um paralelo entre estes e Núcleo Gestor; fazer com que os alunos se indaguem sobre seu papel como protagonista de direitos, assumindo assim uma postura de sujeito, exigindo uma postura mais democrática por parte dos entes envolvidos na gestão e prática pedagógica; coletar dados para dar um diagnóstico do ambiente escolar e posterior intervenção por parte do pesquisador; conhecer os programas e projetos em execução na escola, seu público-alvo, relevância, atualidade, perspectivas e desafios; propor uma atuação da equipe que faz a escola de uma performance mais democrática forma mais condizente com os seus desempenhos, necessidades e especificidades.