O mundo vive uma contrariedade muito forte como resultado da fragmentação do conhecimento. Isto porque, por um lado, verificam-se conhecimentos compartimentados, fragmentados. E por outro lado, as atividades sociais desenvolvidas no cotidiano exigem uma visão e posturas integrais. Em que medida uma iniciativa que articule dois componentes curriculares na matriz curricular do curso de Pedagogia pode proporcionar uma relação ensino e aprendizagem interdisciplinar? A presente pesquisa descreve o processo de monitoria no Seminário de Práticas Interdisciplinares nas Séries Iniciais, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Nele, buscamos colaborar junto à professora o processo de reconstrução deste componente curricular. Essa reconstrução implicou em diálogo e articulação da professora do Estágio Supervisionado em Séries Iniciais e com a professora do Seminário, fato que não acontecia até o presente ano acadêmico. As principais referências teóricas foram: Morin (2000; 2003); Ibiapina (2008); Lück (2013); André (2013); Aguiar (2012), dentre outros. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa e colaborativa. Os procedimentos metodológicos foram a observação direta e acompanhamento em sala de aula, acompanhamento da aplicação do projeto pedagógico interdisciplinar de uma estagiária e aplicação de questionários com duas turmas de semestres posteriores onde não havia articulação entre os dois componentes curriculares. A principal conclusão é que a articulação entre o projeto elaborado durante o Seminário de Práticas Interdisciplinares nas Séries Iniciais e aplicado durante o Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais torna a matriz curricular coerente com a proposta baseada em eixos temáticos, assim como, proporciona uma formação integral aos alunos do curso de Pedagogia.