O ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UECE

NATALIA NOGUEIRA SOBRINHO

Co-autores: KLEYANE MORAIS VERAS e DRA. MICHELINE SOARES COSTA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A educação à distância (EAD) é de fato uma modalidade de ensino muito antiga, remonta ainda no início do século XVIII. Seu surgimento coincide com o uso da correspondência como meio de comunicação, ainda que em aperfeiçoamento. Depois foi se modernizando com o uso do rádio, da televisão, dos computadores e dos demais meios utilizados de modo a diminuir a distância física e mediar o contato entre educadores, tutores e alunos. Esta modalidade de ensino se espalhou, inicialmente, por toda a Europa e parte da América do Norte, somente no século XX foi que a EAD chegou ao Brasil. O presente trabalho procura discorrer sobre a educação à distância (EAD) no ensino de Química na UECE. Desse modo, visa conhecer o funcionamento deste curso na modalidade à distância. Esta pesquisa foi do tipo investigativa, em relação a consulta de ofícios e documentos e qualitativa no que concerne ao entendimento geral do modo como este curso de graduação transcorre. A pesquisa foi realizada via Internet nos pólos dos municípios de Orós e Mauriti. A população da amostra foi de alunos, professores e tutores que constituem o curso de Química pela UAB/UECE, nos polos acima citados. Realizou-se uma entrevista estruturada, separadamente, para professores, alunos e tutores. Os dados coletados foram organizados por grau de similaridade e expressa em tabela e texto. Espera-se com esta pesquisa, entender-se de modo claro a experiência dos alunos e professores do curso de química à distância na UECE, e compreender como este curso está formando estes alunos.