Objetiva-se apresentar um diagnóstico realizado numa escola municipal pública, localizada em Fortaleza-CE, no que concerne as relações estabelecidas entre comunidade/escola, tendo por intuito compreender e identificar como a integração das famílias na escola supracitada têm sido estimulada, seja através de atividades desenvolvidas pelo corpo gestor e docente, ou mediante programas oferecidos pelo governo na elaboração dessa prática. Compreendendo a escola pública como parte das comunidades, visto que o público atendido geralmente faz parte de grupos fixados em territórios presentes no mesmo espaço das instituições, ou posicionados estrategicamente para ampará-los. Importa saber que ações contemplam e envolvem as famílias e os alunos nesse espaço macrossocial de formação, e que está para além do aprendizado formal em sala de aula. A pesquisa realizou-se mediante diagnóstico escrito e socializado, analisado para posterior discussão, assim como observação e participação no que refere-se às relações estabelecidas no âmbito educacional, constatando que a instituição possibilita atividades planejadas para efetivar essa participação, ainda que a administração gestora seja relativamente recente e esteja em processo de adaptação. Infelizmente, a participação da família em eventos festivos ou comemorativos se mostra mais evidente do que nos encontros com intuito informativo, de acompanhamento escolar, sinalizando a dificuldade que a escola enfrenta para integrar a comunidade em todos os momentos, especificamente nos formais. Embora caminhe para uma inserção mais consistente e organizada, é necessário investir em projetos coletivos, que envolva, não exclusivamente o corpo docente ou gestor nesse propósito, mas todos os sujeitos inseridos no sistema de ensino na intenção de gerar uma aproximação construtiva e, de fato, colaborativa.