A RÉGUA DE CÁLCULO E SEU POTENCIAL NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

PAULO HENRIQUE SOUSA FONSECA

Co-autores: ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Produzida no século XVII por William Oughtred, a Régua de Cálculo é construída basicamente de escalas logarítmicas, distribuídas de forma com que facilite multiplicações, divisões, potenciações, entre outras operações. Observamos durante sua construção o uso de diversos conteúdos matemáticos.  Dessa forma, percebemos a possibilidade da utilização desse instrumento no ensino, então preparamos e aplicamos um curso de extensão de 30h/a para 25 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com o intuito de fornecer para esses futuros professores uma ferramenta que possam utilizar em suas aulas de matemática. No curso apresentamos a construção, utilização e o processo histórico do surgimento desse instrumento. Os participantes só construíam o objeto se tivessem assimilado o conceito matemático envolvido em sua construção. Após a construção, eles relataram que este instrumento é um excelente recurso para ensinar conteúdos matemáticos, pois durante sua construção é utilizado diversos conceitos matemáticos, e o manuseio com diversas propriedades dos Logaritmos, e que poderiam assim apresentar para seus alunos a matemática de uma forma prática. Ainda no curso, propomos a construção de outros tipos de réguas que poderiam está sendo inseridas no ensino de conteúdos matemáticos, porém nessa etapa caberia aos participantes elaborarem uma régua com um conteúdo escolhido por eles.