A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A PRÁXIS PEDAGÓGICA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE

FRANCISCA CLAUDIVÂNIA GOMES MARTINS

Co-autores: VITÓRIA RÉGIA CANDÉA FLORÊNCIO, FLÁVIO MUNIZ CHAVES e FRANCISCO CARDOSO DE BRITO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo tem como abordagem uma discussão sobre o livro Pedagogia do Oprimido, tendo como autor Paulo Freire, que apesar de ter sido escrito no século XX permanece trazendo relevantes contribuições, na perspectiva educativa e social, para os pedagogos e também para aqueles que procuram compreender o comportamento, o íntimo, o que está além do visível em um ser. Este artigo é uma pesquisa de cunho qualitativo e tem como metodologia o estudo bibliográfico. O mesmo tem como objetivos refletir sobre os conceitos de opressor e oprimido, ressignificar o processo educativo atual e definir a educação libertária. Paulo Freire não é somente o patrono brasileiro da educação, ele é um pensador da educação brasileira que conseguiu compreender e lutar por um país melhor a partir dos oprimidos. Pensar em Paulo Freire é pensar em uma possibilidade concreta de uma realidade educativa com grandes chances de inclusão social.