O trabalho objetiva refletir criticamente sobre o processo avaliativo no contexto escolar, tendo como foco a formação docente na perspectiva de construção de uma proposta de formação contínua a ser desenvolvida no Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte. Reveste-se de importância, pois reconhece a fragilidade da formação inicial de muitos de seus docentes que não são licenciados. A metodologia utilizada consiste de pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, baseada em estudiosos referentes à temática, como Pimenta (2009), Tardif (2002), Luckesi (1996), Nóvoa (1991), dentre outros, e de uma pesquisa sobre a formação inicial dos docentes do IFCE - Campus Limoeiro do Norte/CE, visando verificar a relação entre formação e o trabalho docente desenvolvido, bem como, a forma como os discentes avaliam essas práticas, através do questionário de avaliação docente, aplicado semestralmente. Tendo em vista a necessidade de formação pedagógica contínua dos docentes do IFCE - Campus Limoeiro do Norte, será desenvolvido o Projeto de Pesquisa intitulado Concepções e práticas dos professores IFCE -Limoeiro: qual é o problema? através de uma pesquisa-formação sobre as concepções e práticas dos professores IFCE - Campus Limoeiro do Norte, enfocando os seus problemas para a qualidade do ensino. Pretende-se viabilizar essas ações de formação docente contínua em serviço, a partir dos resultados de avaliação dos cursos, que possa efetivamente melhorar a atuação dos professores em sala de aula. Conclui-se que, para concretização de um ensino que trabalhe a emancipação humana, é preciso analisar se estamos seguindo o rumo desejado, e formando o tipo de profissional que queremos. Ressaltamos que, a proposta de formação docente contínua visa levar os professores a exercitarem a cadeia dialética de ação - reflexão - ação, tendo como ponto de partida e de chegada o processo de ensino e aprendizagem e a prática docente no IFCE - Campus Limoeiro do Norte.