UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA SOBRE A INDISCIPLINA NA ESCOLA

LEILA MARIA MATIAS MUNIZ

Co-autores: MÔNICA MARIA MATIAS MUNIZ e MARÍLIA FONTENELE MAGALHÃES MUNIZ
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A Indisciplina Escolar é um tema preocupante de educadores, gestores e demais profissionais da educação. Em alguns casos, ela pode contribuir para a exclusão escolar, gerando um grande problema social. As causas da Indisciplina podem estar ligadas a diversos fatores, isto é, podem estar ligadas ao baixo rendimento escolar, a fatores gerados no processo pedagógico, ou ainda, a fatores alheios ao contexto escolar. A escola, o professor e a família devem trabalhar em parceria no sentido de diminuir as situações de indisciplina do aluno no contexto educacional. A Indisciplina é uma questão inerente ao ser humano, tornando-a uma situação bastante complexa, que necessita de um estudo amplo, visando sempre o equilíbrio emocional em toda e qualquer situação, e principalmente na resolução de um conflito. Neste contexto, faz-se necessário um trabalho envolvendo todos os segmentos da escola, no sentido de mudar o que precisa ser mudado com a aprendizagem voltada ao respeito mútuo e ao exercício da cidadania.