OBSERVAÇÃO DO USO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAROLINA DOS SANTOS BARRETTO POSSAMAI

Co-autores: CAROLINA DOS SANTOS BARRETTO POSSAMAI e KELE NUNES HONORATO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Resumo

 

O presente trabalho constitui desdobramento de estudos sobre o uso das Múltiplas Linguagens na Educação Infantil vistos na disciplina de Língua Portuguesa II, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Como ponto de partida para o questionamento: É possível iniciar o trabalho com as múltiplas linguagens na Educação Infantil? Tivemos o interesse então de verificar alguns desses aspectos. Realizamos um trabalho de campo envolvendo observações na rotina dos alunos, entrevista com a professora regente, além de uma pesquisa bibliográfica. A visita aconteceu em uma escola da Prefeitura, localizada na cidade de Fortaleza (CE), no bairro Itaperi. A investigação teve como objetivo analisar a rotina das crianças em uma sala de Infantil V, visando identificar nas atividades realizadas se ocorre à presença das múltiplas linguagens, como elas são desenvolvidas e quais seus possíveis resultados após as aplicações. As múltiplas linguagens estão inseridas na vida de qualquer pessoa, porém na Educação Infantil esse leque de visões deve ser visto com bastante atenção, sempre procurando dar as crianças oportunidades de conviver com o máximo de linguagens possíveis. Na entrevista, a professora nos relata várias situações e dificuldades enfrentadas, mas diz que está sempre disposta a colaborar para o desenvolvimento geral de seus alunos.  Dessa maneira, pudemos perceber através dos autores e da observação que fizemos, a importância das múltiplas linguagens, que estão trabalhando durante esses momentos, a imaginação, a criatividade, a leitura de mundo, a linguagem verbal e não verbal contida em cada experiência vivenciada, além de proporcionar a criança boas relações com a leitura e a escrita.