OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO.

RAYANE MACIEL DA COSTA

Co-autores: LARISSA DAS CHAGAS CARDOSO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

RESUMO: O presente resumo expandido objetiva relacionar a importância da psicomotricidade e a ação do professor diante de crianças que apresentam aperfeiçoamento, ou não de seus movimentos, uma vez que, em muitas escolas, o ensino somente de disciplinas que visam a aquisição de conhecimentos cognitivos, ganham mais importância e a preocupação com a conscientização do corpo fica esquecida. Para a realização de um trabalho completo no desenvolvimento infantil, é necessário que o corpo seja preparado para responder aos estímulos feitos pelos docentes, uma vez que na educação infantil as crianças fazem muitas atividades de recorte, saltos, correm pelos parques das escolas, entre outros. Conhecendo tal realidade, encontramos na psicomotricidade o suporte para o aprimoramento do conhecer o próprio corpo. Atentando para a saúde do corpo, crianças que são estimuladas ainda pequenas, mantém a ideia de preocupação com o corpo até sua fase adulta, porém quando não há essa prática, encontramos adolescentes e adultos que estão totalmente atarefados com suas rotinas que não percebem suas más posições posturais e só reconhecem as dores que sentem. Atentando para tal situação, encontramos nas práticas esportivas na escola e na preocupação com o mexer do corpo, não só dos alunos, mas também dos professores dentro das salas de aula a necessidade de olhamos mais para a nossa saúde corporal, a fim de evitarmos futuras dependências de medicamentos, ou até mesmo de doenças. As crianças que aprendem a se movimentarem conhecendo seus corpos compreendem noções de espaço, manuseio de objetos, lateralidade, que o ajudará a no momento de realizar alguma atividade, equilíbrio e coordenação motora. Quando damos tamanha importância para essas questões a aprendizagem das demais disciplinas, como Português e Matemática se igualam.

Palavras -chaves: Psicomotricidade. Educação. Práxis.