A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DA DIDÁTICA DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM

MARIA ISABEL BARROSO TORRES

Co-autores: ROBERTA SOUZA MELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Resumo

Esse estudo tem como objetivo investigar a importância da didática que o professor utiliza ao ministrar sua aula, bem como a organização de sala de aula, e a relação que é estabelecida entre professor e aluno. Sua finalidade é compreender como esses fatores influenciam na aprendizagem do aluno, ou seja, como esses fatores agem na construção do conhecimento do discente. A referente pesquisa é fundamentada em metodologia de pesquisa qualitativa realizada através de observação na Escola de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar, estando a mesma localizada no municio de Massapê-Ce. Por meio deste estudo podemos ver que a sala de aula encontra-se organizada conforme o modelo de ensino tradicional a começar pela forma como as carteiras estão posicionadas, enfileiradas, com o propósito de garantir que o aluno não se disperse e mantenha sua atenção focada na aula do mesmo modo a didática que é usada pelo docente passando maior parte do tempo em frente à lousa repassando os conteúdos, estando focado nos conteúdos, tendo assim uma relação de bastante profissionalismo o que não permite que haja uma interação. O professor ainda impõe respeito, e atenção em sua aula por parte do discente demonstrando sua autoridade. Dessa forma a sala de aula e a didática do docente contêm características do ensino tradicional, tecnicista e da educação bancaria de Paulo Freire. Vimos que os alunos acabam por absorver o que lhes é ensinado mesmo sendo usado esse modo de ensino e de organização, gerando assim uma aprendizagem não significativa, focalizada apenas na transmissão de conteúdos.