A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES

PAULA EVA NUNES MOURA

Co-autores: JÉSSICA DE ARAÚJO OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente trabalho faz uma reflexão acerca da leitura na educação infantil. Essa temática pode estar intimamente ligada à atuação dos professores para a formação de alunos leitores. Neste caso, encontram-se embasado nestes aspectos a faculdade e o curso do Magistério em nível médio como difusores de uma leitura fragmentada e tecnicista que tem como objetivo apenas preparar para as avaliações que são propostas.  O não leitor pode ser o resultado da ineficiência das práticas pedagógicas, precariedade das condições de trabalhos e a má formação dos professores. Para ultrapassarmos tal situação considerada com a crise da leitura no Brasil, precisamos repensar a prática pedagógica assim como superar as dificuldades e repensarmos a relação existente entre a leitura como interação significativa da criança com a língua escrita.