Este artigo abordará sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na formação inicial docente de estudantes bolsistas de graduação do Programa na Universidade Estadual do Ceará, implicando, desde as suas trajetórias na graduação, a construírem suas identidades profissionais, contextualizando-as nas realidades escolares e criando novas ações que superem as dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. A pesquisa objetivou analisar as experiências iniciais de graduandos do curso de Pedagogia da UECE, no âmbito do PIBID, observando se as formações desses licenciandos estão sendo eficazes para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, tais como: conhecer quais os impactos do PIBID na formação inicial dos graduandos, compreenderem a percepção dos alunos acerca da contribuição do PIBID e observar o desenvolvimento das habilidades e estratégias desenvolvidas pelos bolsistas, que refletem no decorrer do processo de articulação entre teoria e prática. Trata-se de uma análise empírica, qualitativa, que utilizou o estudo de caso como método, e o procedimento de entrevistas semiestruturas para alcançar os objetivos propostos. Quanto à base teórica, recorremos aos estudos de Melo (2000); Nóvoa (1992); Rausch e Frantz (2013), dentre outros. A investigação evidenciou a respeito da aprendizagem no ato de ensinar, sendo compreendido que o professor seja ele no início de sua carreira profissional ou com muitos anos de experiência não é o dono do conhecimento, mas aprendiz em sua prática docente.