A INDISCIPLINA ESCOLAR E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS PRESENTES NO APRENDIZADO

CARLIANE ALMEIDA NOBRE

Co-autores: AMANDA KELLY SANTOS DA SILVA e TATIANE CRUZ PAIVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A INDISCIPLINA ESCOLAR E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS PRESENTES NO APRENDIZADO

 

                                                                             Carliane Almeida Nobre (UECE¹

nobrecarliane@gmail.com

                                                                             Amanda Kelly Santos da Silva (UECE²                   amanda.ksantos@hotmail.com

                                                                                               Tatiane Cruz Paiva (UECE)³

Tatiane.cruzpaiva@hotmail.com

 

RESUMO

Saber identificar possíveis causas capazes de interferir de maneira negativa no processo de aprendizagem escolar não é tarefa fácil no que compete ao trabalho do professor, da gestão escolar e da família. Esse trabalho teve o intuito de identificar algumas dessas causas. Dentre alguns, a maneira como cada aluno recebe as informações transmitidas pela escola e as transforma em conhecimento prático, vem sendo deixado de lado no processo de ensino-aprendizagem, onde essa temática se mostra cada vez mais presente nos debates escolares, sendo considerada um fator ameaçador da ordem institucional estabelecida dentro da própria escola por vezes. É possível presenciar na postura de muitos educadores, a defesa de que todos os alunos devem aprender de maneira igual, e fornecer as respostas para os questionamentos feitos em sala de aula também de maneira uniforme, além de procurar entender a postura dos profissionais envolvidos com a educação, frente a essas questões. Nesse sentido, considera-se necessário o entendimento não só do que vem a ser educação, como a finalidade da escola e professores no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, sabendo que não são definições estáticas e que ganham novas significações, não só em suas definições, mas, em suas aplicações conforme as alterações ocorridas em cada época vivida, considerando o contexto social que envolve alunos e professores, para que no trabalho tanto de ensinar quanto o de aprender, permaneça a construção contínua do conhecimento, onde, estará presente nesse trabalho, a visão de alguns autores sobre o assunto, para um enriquecimento acerca do tema, e melhor entendimento para futuras tomadas de decisões por parte dos profissionais em sala de aula.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Indisciplina.