Na corrida por uma aprendizagem mais eficiente, pesquisadores na área de educação Matemática procuram métodos e técnicas que possibilitem ao aluno um conhecimento matemático pautado em competências que agregue novos rumos a educação matemática brasileira. A Unidade Básica de Problematização - UBP, é um flash de memória discursiva que descreve uma prática social num campo da atividade humana que, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP possibilita valorizar elementos que são considerados irrelevantes na prática pedagógica, tais como contexto, historicidade, informalidade e simplicidade que são aspectos importantes na prática escolar da Matemática, mostrando a importância da história e cultura da comunidade escolhida para a aplicação da problematização na educação. Para esse estudo iremos utilizar uma metodologia ativa, pois ela é atrelada ao trabalho colaborativo promovendo o desenvolvimento de estudo em grupo e individual no ritmo de cada aluno, sendo o professor mediador desse desenvolvimento. Iremos mostrar que o papel do professor é estimular e permitir a discussão entre os alunos conduzindo-os se necessária, permitindo que os alunos examinem, reflitam e discutam sobre a historicidade e cultura matemática, realizando assim o exercício do pensar. Nessa pesquisa iremos desenvolver UBP para conceitos algébricos e geométricos da educação básica aplicando essa metodologia na formação inicial de professores de Matemática da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Assim, acreditamos que os professores em formação inicial e continuada terão um outro recurso metodológico que pode ser aplicado em qualquer nível de ensino, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática.