A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMO IMPERATIVO NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ: DA CENTRALIDADE DOS SABERES À CENTRALIDADE DO TRABALHO

MARIA NUBIA DE ARAUJO

Co-autores: JOSÉ RÔMULO SOARES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho trata-se de uma análise sobre o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará em seus aspectos teóricos. Partindo da centralidade do trabalho, compreendida como fundamento ontológico do pensamento marxista, com uma breve investigação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Tal documento organiza os fundamentos do curso de pedagogia, compreender a historia do curso em seus marcos teóricos e conceiuais como um construto social é imprescindível para a uma investigação do curso hoje. A relevância deste trabalho posta na retomada da centralidade do trabalho ontológico no campo do conhecimento deve construir a busca pela emancipação humana ao analisar a realidade dos complexos da educação e da ciência/conhecimento e sua articulação com determinações socioeconômicas atuais que interferem direta e indiretamente nas bases fundamentais para uma formação docente sólida atravancando o processo de luta pela emancipação humana e construção de uma sociedade nova. De natureza bibliográfica e documental sustentada nos teóricos: ARCE (2001); DUARTE (2008); DUARTE e DELLA FONTE (2010); DUARTE, SAVIANI (2012); MARX (2010 e 1845); SAVIANI (2012); TONET (2013); VÁZQUEZ (2011) e do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (2011).