A Balestilha teve grande importância nos séculos XVI a XVIII. Sua dupla função lhe trouxe vantagens em relação a outros instrumentos da época, como o quadrante e o astrolábio que surgiram anteriormente a ela e eram utilizados apenas para medir a altura dos astros. A função da Balestilha era medir a distância angular, ou seja, a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou também medir a distância entre dois astros. É de fácil construção, necessitando apenas de um virote (vara de madeira com secção quadrada) e soalhas (variados pedaços de madeiras com tamanhos menores que o comprimento do virote que deslizam sobre ele perpendicularmente). Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção da Balestilha, possibilitar o ensino de conceitos trigonométricos. Na sequência, planejamos e ofertamos pela UECE um curso que enfoca a graduação do instrumento de maneira trigonométrica. Durante o curso mostramos a história da Balestilha e de outros instrumentos náuticos que estavam presentes entre os séculos XVI e XVIII, descrevemos o processo de construção e graduação do instrumento e por fim, realizamos algumas atividades práticas utilizando o instrumento. O nosso público alvo foram cinco alunas que estavam cursando o 2º ano do Ensino Médio na rede estadual de Fortaleza e que participavam do Projeto Meninas e Jovens fazendo Ciências. Durante o curso, percebemos que a maioria das alunas, não conhecia a Balestilha e sua relação com a Matemática, assim como os conceitos iniciais de astronomia. Nesse sentido, vislumbramos com esse trabalho contribui para pesquisas relacionadas à história das Ciências, em particular a História da Matemática na busca de alternativas metodológicas para seu ensino.