O processo de avaliação utilizado nas instituições educacionais é essencial para que a aprendizagem dos discentes ocorra com êxito. Ao se avaliar os estudantes, o educador deve conhecer o nível dos saberes destes, não para julgar, mas para auxiliá-los. Considera-se que está acontecendo de forma correta o processo da avaliação realizada pelo professor, quando este acompanha os alunos continuamente, pois o ato de avaliar requer, sobretudo, atenção para que se possa diagnosticar visando à qualidade de ensino e uma aprendizagem sustentável. Muito se fala em avaliações, entretanto o que vem sendo praticando nas escolas são os exames. Onde estes têm como finalidade medir o conhecimento de cada estudante, assim julgando e classificando os mesmos como aprovado ou reprovado. Esta ação contribui de forma negativa no que diz respeito à aprendizagem dos estudantes. Este estudo objetiva compreender de forma mais holística os processos de avaliação, bem como analisar estes procedimentos; tendo como cenário a Escola de Cultura, Comunição, Ofícios e Artes (ECOA), situada na cidade de Sobral - CE. Assim sendo, de forma articulada, esta pesquisa de cunho qualitativo realizou uma visita na ECOA, onde ocorreu uma entrevista semiestruturada com o direcionamento da diretora. Assim sendo, buscou-se conhecer como se dar os processos de avaliação desta. Foi também adotada uma revisão literária para o aprofundamento do conhecimento sobre os procedimentos avaliativos. O presente artigo constatou que a instituição de ensino ECOA, tem como prática para o instrumento no processo avaliativo, formulários, onde têm como objetivo medir a aprendizagem dos alunos, assim sendo, a escola utiliza-se dos exames como avaliativo dos conhecimentos adquiridos pelos educandos.