PNLD E DICIONÁRIOS ESCOLARES: IMPACTOS PEDAGÓGICOS E ACADÊMICOS

HUGO LEONARDO GOMES DOS SANTOS

Co-autores: ANA GRAYCE FREITAS DE SOUSA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Os livros didáticos são uma importante ferramenta de auxílio ao professor no processo de ensino-aprendizagem e, por isso, o Governo Federal promove, desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), um programa de avaliação e seleção dessas obras para distribuição gratuita em todas as escolas públicas do país. A partir de 2000, o PNLD passou a incluir entre as obras avaliadas, selecionadas e distribuídas dicionários de língua portuguesa. Essa inclusão representou um avanço com relação à elaboração de dicionários voltados para o público escolar, no entanto, o uso dessas obras na escola ainda se mostra ineficiente, devido à falta de informação e de formação dos professores com relação aos dicionários. Neste trabalho, queremos destacar a importância das políticas públicas voltadas para a seleção e distribuição dos dicionários para escolas da rede pública de ensino do país. Esta pesquisa bibliográfica tem como base documentos oficiais sobre as políticas públicas sobre livros didáticos (BRASIL, 2012; RANGEL, 2006) e trabalhos acadêmicos sobre o uso dos dicionários em sala de aula (BELLAY, 2010; KRIEGER, 2006; PONTES, 2008, 2009; WELKER, 2004, 2008). Este trabalho foi elaborado no âmbito das pesquisas do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes.